Tailandeses Protestam Ao Estilo Tributo De "Jogos Vorazes"

Hey amores! No último domingo (1), manifestantes contrários a situação política do país se reuniram em um shopping de Bangkok e reproduziram um gesto similar ao de Katniss (Jennifer Lawrence) protagonista da trilogia Jogos Vorazes, para militares que estavam estacionados em veículos blindados e exibindo cartazes anti-governo.


De acordo com a obra de Suzanne Collins, o gesto de estender o braço direito e levantar três dedos para o alto é um sinal antigo, ocasionalmente visto em funerais e significa “gratidão, significa admiração, significa adeus a alguém que você ama." Nos filmes que adaptaram a trilogia, a protagonista fez o sinal pela primeira vez após a morte de Rue, uma das participantes dos jogos e em pouco tempo acabou se tornando uma forma de protestar em silêncio contra a opressão do Estado totalitário de Panen.
Grupos de protesto do país escreveram no Facebook que o gesto representa “liberdade, igualdade e fraternidade”, embora reconheçam que o sinal foi claramente inspirado na obra distópica.
Os protestos ocorridos na Tailândia marcam a resistência da popuçação ao golpe de Estado ocorrido em 22 de maio, pelo qual os militares tomaram o poder no país após sete meses de protestos organizados por populares. Horas após o golpe, a Constituição foi suspensa, passando a vigorar o toque de recolher, a proibição de reuniões públicas e a censura aos meios de comunicação.
O porta-voz da junta militar tailandesa, Coronel Weerachon Sukhondhapatipak, falou à Associated Press a respeito do gesto: Nós sabemos que se trata do filme, e isso representa a resistência contra as autoridades. Se um único indivíduo levantar os três dedos no ar, não vamos prendê-lo. Mas se for um encontro político de cinco pessoas ou mais, então vamos ter que tomar algumas medidas. Se isso persistir, teremos que prender."
Fato super curioso! O que vocês tributos, acharam dessa utilização do gesto?
Bjokas e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante! Ah, deixe seu link que terei prazer em retribuir o carinho ;)

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo