32

Top 5 - Livros que Mudaram Minha Vida



Hey amores e amoras! Com o lançamento da série baseada em Os 13 Porquês, que foi um dos grandes livros da minha vida, resolvi fazer um mês especial aqui no blog, onde vou falar de livros com temáticas parecidas nas colunas mensais. E pensando sobre o top 5 e esse especial, resolvi falar sobre os 5 livros que de alguma forma mudaram minha vida.

Sem muita enrolação, vou citar aqui cinco livros que tiveram importância no meu modo de ver o mundo, as pessoas, a vida e a mim mesma nisso tudo. 

Alguns me ajudaram a moldar meu caráter e me fizeram melhor, outros me fizeram perceber o que eu estava fazendo de errado, ou que não era eu a errada. E alguns literalmente, mudaram a minha visão de mundo e me fizeram crescer. Convido-os a conhecer os cinco livros da minha vida!

1. Todo Dia - David Levithan ❤

Resultado de imagem para todo dia

Acho que a melhor coisa que aprendi com esse livro magnífico, foi que as pessoas são muito além da matéria. Assim como o próprio livro mostra, o que temos é apenas um copo, um jarro... Nada muito diferente de um recipiente. O que importa é o conteúdo. E na época em que o li, esse ensinamento me ajudou a pensar diferente sobre as pessoas e o que elas realmente representam nas nossas vidas. 

2. Os 13 Porquês - Jay Asher 

Resultado de imagem para os 13 porques

Quem nunca passou por um momento difícil? Se perguntou se ainda valia a pena continuar? Bom, é mais ou menos assim que as coisas acontecem em Os 13 Porquês. Quando a jovem Hannah percebe, que para ela, não vale mais. Quando tive a chance de ler esse livro, ele me coube como uma luva, ou tapa na cara

Momentos difíceis vem e vão. E é importante que saibamos que não tem como viver sua vida, a sua maneira, sem interferir na vida e na maneira de viver dos outros

Me fez entender que queiramos ou não, nossas atitudes tornam as pessoas ao nosso redor, consequências. E que cada movimento, decisão e atitude que você pratica, não é só sua. 

Esse livro me fez consciente do que eu represento e do que as pessoas representam para mim. Me fez perceber que não importa o que aconteça, vai passar e só você pode lutar por si mesmo. Me fez dar valor e enxergar com outros olhos a vida.

3. Adeus por Enquanto - Laurie Frankel 

Resultado de imagem para adeus por enquanto

Nessa leitura agridoce, o sofrimento é garantido. Isso está estampado na capa, no título e no que mais você parar para observar. Mas o bom da história é esse. Nós sofremos com ela, choramos por ela e seguimos adiante. Talvez não seja grande coisa, e todo mundo já conheça esse clichê. Mas o que acontece com o personagem é uma luta incessante por amor. E no final, a tentativa árdua e sofrida, de continuar sua vida depois de uma grande perda.

O que aprendi com Sam e sua história docemente triste, é que não se busca algo que está além de nossa compreensão. Que jamais se desiste do que se deseja, mas que devemos esperar que aconteça, e não forçar o acontecimento. As consequências podem ser catastróficas...

E o mais forte a ser ensinado, e por mim aprendido, é o fato de que não importa o tamanho da dor hoje. O amanhã virá, e mesmo que você não queira, aos poucos, tudo se dissolve em uma neblina que fica cada vez mais fraca. Ela ainda estará lá, mas cada vez menos dolorosa. E o mundo, continua girando. Porque o céu ainda será azul, e o sol se levantará todas as manhãs e o sorvete ainda é doce... porque a vida continua. E inevitavelmente, devemos continuar e tentar sermos felizes ao máximo, com o que temos agora

4. O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson 

Resultado de imagem para o diário de suzana para nicolas


Recomeços são tão importantes como os finais. Sempre há algo para aprender. Sempre há algo a ser remodelado. Esse livro nos traz uma história assim. Um amor, três vidas e uma dor enorme. Como se refazer, quando tudo o que você tinha e era, é arrancado de você, para sempre?

E aqui voltamo ao Sam e Adeus por Enquanto. Se no livro anterior eu aprendi o valor da vida agora e que temos que continuar. Nesse, isso fica bem exemplificado e explicado. 

Com maestria, o autor consegue criar uma história sobre recomeços mesclando o passado e presente, de uma forma impressionante. Principalmente porque é o passado e o presente, de uma mesma pessoa. Tão diferente nessas duas épocas da vida... 

Bom, com certeza me ensinou que a dor pode nos destruir, nos afastar e afogar. Nos faz sucumbir, mas a escolha de recomeçar é nossa. Basta apenas um primeiro passo, a ideia de se permitir respirar de novo, começar de novo. De saber que não estamos condenados a dor para sempre. Esse livro me fez perceber que quando prontos, devemos recomeçar sim! E que a vida vale muito apena, embora possa parecer complicada demais às vezes.

5. Antes que Eu Vá - Lauren Oliver 

Resultado de imagem para antes que eu vá

Definitivamente um livro sobre viver o agora intensamente. Mas o que mais me marcou nesse livro, foi tudo o que Sam teve de abrir mão para se tornar a pessoa que se tornou, e o quanto isso não vale absolutamente nada.

O ensinamento que eu trouxe para vida, ou melhor que me fez ver as coisas com novos olhos, foi o quanto perdemos tempo com coisinhas pequenas, com ambições bobas, nos importando com o que os outros pensam de nós, querendo ser alguém que não somos, para agradar alguéns. Como nos tornamos desprezíveis facilmente com a menor sensação de poder... E como percebemos isso, quando é tarde demais.

Observo as pessoas, as pequenas coisas, as pessoas ao meu redor, aqueles que amo, e às vezes simplesmente agradeço por respirar. Comecei a ver a vida como uma joia preciosa e altamente quebrável. Comecei a olhar mais para mim, me policiar e cuidar, para jamais me tornar alguém de quem eu não seria amiga. Para não me tornar um porquê, alguém como a Sam. E esse livro, assim como os outros, me fizeram enxergar isso. Devo muito à eles...

 --- 📚 ---
Mas e vocês amores, qual livro mudou sua concepção de vida? Qual livro é o livro da sua vida? Contem tudinho!! ;)

Hey, não vá embora sem me contar o que achou! Sua opinião é super importante para mim. Ah, e não se esquece de se tornar um livreiro, seguindo o blog aqui do lado na sidebar e nas redes sociais! 😉




Mil beijokas e até a próxima!! 💋👋

32 comentários:

  1. Oi Anya!

    Que legal conhecer os livros que tiveram uma importância tão grande na sua vida.
    Este ano pretendo ler "Antes que Eu Vá" e "O Diário de Suzana Para Nicolas".

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Douglas!
      Ai, que maravilha! Tenho certeza de que não vai se arrepender de ler nenhum dos dois! São incríveis!!! Mas acho, que vais gostar mais de "O Diário de Suzana Para Nicolas". Quando ler, me conta o que achou! ;)
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  2. Dos livros que você citou na sua lista, acho que só li o primeiro. Mas todos parecem ser maravilhosos... Se bem que tenho medo de livros tristes, hahahahaha.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Mari!
      Ahhh, "Todo Dia" até hoje é uma pérola que guardo bem guardadinha no coração. Livro perfeito e único! ❤
      São sim, cada um a sua maneira, faz sofrer mas ensina. São lindos! *o*
      Te entendo! Eu tenho também \o hahaha.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  3. Oi Anya, tudo bem???
    Lendo seu relato sobre Todo dia que foi o único que li que você citou, foi exatamente isso. por fora, somos cascas e o que importa é a nossa essência e as pessoas tendem em colocar isso como algo tão superfluo e lendo isso percebi que eu estava me agarrando a essa maneira totalmente errônea de pensar e após lê-lo voltei a ser eu mesma e passar a olhar e a viver além de uma simples casca, passei a conviver bem com o que tenho dentro de mim e além de mim. Antes que eu vá é um livro que quero muito ler e ele será meu próximo e-book, ainda mais depois que eu soube que teremos o filme, eu vi o trailer e eu me recuso em assistir o filme antes de ler o livro. Ainda mais porque adoro esta autora. De repente após ler, compro até o físico com a capa do filme. Sobre os 13 porques, assisti apenas a série... entendo, mesmo sem conseguir imaginar o que a personagem passou, mas como você disse a vida é mais importante que tudo isso e somos nós que escolhemos até quando alguém pode nos ferir, cabe a nós fazermos essa escolha e nada por mais difícil que pareça é maior que a própria vida... não costumo julgar, mas ela escolheu o caminho mais fácil e egoísta. Ela poderia ter lutado fortemente quando aconteceu aquilo com ela. Mas ela preferiu deixar acontecer. Enfim... cada um vê as coisas as suas maneiras, mas jamais podemos deixar que outro possa nos machucar além de nós mesmos. Adorei a sua postagem viu minha linda. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Dih!
      Suas visitas são sempre um presente!
      Assino embaixo de tudo o que disse!! "Todo Dia" é um daqueles livros que inevitavelmente nos fazem pensar e acabam por mudar nossa visão de mundo e vida. Eu senti a mesma coisa que você, comecei a lidar melhor comigo e com os outros, pelo que somos em nosso interior.
      Tenho certeza de você vai amar "Antes que Eu Vá". A primeira vez que tentei a leitura, tive que parar porque não aguentei a futilidade da Sam. Mas na segunda vez, já mais madura, percebi que o livro é uma grande lição e se tornou um dos meus favoritos.
      Sobre "Os 13 Porquês", realmente a Hannah escolheu errado o tempo todo... só conseguia lamentar a cada passo mais perto dessa atitude terrível que ela toma, a cada escolha que faz. Seja ela de amizade, romântica... ela sempre escolhe errado! Claro que a culpa não é dela, as pessoas ao redor eram bem ruins, mas havia outras alternativas. E no meu caso, na época em que li, foi importante perceber que atitudes como essa não afetam apenas a própria pessoa. Obrigada pelo carinho sua linda! Fico super feliz mesmo, que tenha gostado do post.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  4. Olá!
    Da sua lista eu li apenas "Os 13 Porquês" e li recentemente. Eu adorei a experiência da leitura, a história é incrível e tem umas reflexões maravilhosas.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Mô!
      Essa leitura eu concluí a muitos anos atrás, mas não consigo esquecer nem apagar a importância que teve em minha vida. Foi realmente importante. E é um livro maravilhoso né? Todos deveriam ler!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  5. Oi, Anya!
    Os 13 Porquês também mudou a minha vida!
    Menina, estou disposta a dar uma chance para Todo Dia, mas o trauma ainda é muito recente hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção #Sorteio1KSeguidores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Lu!
      Esse livro!! *o* <3
      Hahahaha, te entendo! Às vezes a escrita e o enredo dos livros do Levithan, podem ser bem frustrantes! Principalmente depois de conhecer o lado "gênio" do autor. Não gosto de todos os livros dele, mas "Todo Dia" é uma obra prima! ;)
      Espero que leia e curta! E se ler, me conta o que achou!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  6. Olá, Anya!
    Só livro bom, hein. hahaha
    Já ouvi falar de todos, mas só li mesmo Os 13 Porquês, já faz um tempo, mas eu ainda me recordo dele. Realmente muito bom.
    Bjs!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Ricardo!
      Fico feliz que tenha gostado dos livros citados! haha.
      Eu também li a um tempão atrás, mas não tem como esquecer essa leitura. No meu caso, ela foi SUPER marcante!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  7. o quarto livro meio que conecta com o quinto ne, recomece e viva intensamente.
    eu tenho um problema com livros assim, que nos faz pensar realmente na vida, por mais que eles sejam otimos, me deixa um pouco na bad.
    dos que vc comentou que mudou a sua vida eu so li todo dia, (vi a serie os 13 pqs e tb consegui captar a mensagem que ela passa; sera que isso conta? kkk)
    e concordo com absolutamente tudo que vc disse sobre, eu acho que o david levithan sempre nos faz pensar com os livros deles, esse especialmente me deixou de queixo caido, eu amei a maneira que ele escreveu, cada capitulo trazia uma historia nova, um problema diferente, outra reflexao; o livro realmente nos ensina a ver mais do que o 'jarro' do ser humano e eh um otimo livro para quebrar os preconceitos das mentes fechadas que vemos por ai...

    adorei teu blog meninaaa!!

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Lud!
      Obrigada pelo comentário lindooo! *o*
      Sobre "Os 13 Porquês", conta sim! Até porque, o livro é bem mais brando do que a série, então conta muito!! haha.
      Eu também costumo ficar na bad com essas leituras, mas sempre acabo ficando com a reflexão cravada em mim, e adoro isso! (minha irmã diz que eu gosto de sofrer e uma amiga diz que gostamos de sentir... rs.)
      Fico tão feliz que pense assim também! É tão maravilhoso quando a leitura nos atinge assim né? David é mestre nessa arte! rs.
      Também adorei seu cantinho!! ;)
      Mil beijokas e volte sempre linda!

      Excluir
  8. Já ouvi falar muito da maioria desses livros, mas não li nenhum ainda!
    Queria ler Os 13 Porquês antes de ver a série, mas tô tão curiosa que eu acho que vou acabar vendo a série antes do livro sshashusahs
    Amei seu post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Monique!
      Sério? Se vale a dica, começa com "Todo Dia". É perfeito!!
      Te entendo perfeitamente! haha. A série é mais pesada do que o livro, mas vale super conferir os dois! Estou assistindo aos poucos, porque sempre fico meio "preciso respirar agora..." rsrs.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  9. Oi
    desses eu só li O Diário de Suzana para Nicolas e é um livro muito emocionante, sou louca pra ler os 13 porquês, sofri com os personagens.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Dê!
      Não é um livro inesquecível? Nunca consegui esquecer a sensação dolorosa e ao mesmo tempo de "dever cumprido" quando terminei "O Diário de Suzana para Nicolas". Amo!!
      Ahh, o livro é bem menos pesado e detalhado do que a série, mas a leitura é super válida!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  10. Oi, Anya. Sempre tem aquele livro que acaba moldando o nosso caráter né? Eu li Todo Dia esse ano mas confesso que fiquei bem chateada com o final. Li o livro relativamente rápido, então não me cativei muito pelos personagens. Os outros ainda não li mas conhecia-os, e quero muito ler Os 13 porquês pela grande aceitação do público.
    Beijo, Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Mi!
      É verdade, sempre tem aquele que devagarzinho muda a gente completamente! Entendo... "Todo Dia" ganhou uma continuação, dizem que o final fica relativamente melhor no segundo, mas realmente o final quebra o coração de qualquer um. No meu caso, me apeguei muito ao A... <3
      Sobre "Os 13 Porquês" você precisa ler! O livro é bem mais leve e menos detalhado do que a série, mas muito bom também!!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  11. Hey flor!

    Quero muito ler todo dia sabe? Eu tenho o livro dois mas também ainda não li, mas todo mundo fala muito bem, esta na minha lista para este ano espero conseguir ler, e concordo com tudo que você falou sobre eles, como estamos cansados de ouvir, somo meros mortais apenas pele e osso, o que realmente importa e o que somos por dentro, e os 13 porquês você la leu minhas opiniões, o livro e para você refletir muda sua vida, saber pedir ajuda e encontrar outro caminho por que sempre existe um! Eu nunca ouvir falar de adeus por enquanto, não me mata hahaha mas serio eu adorei as coisas que você falou, fiquei super curiosa e capa e linda *-* e claro que antes que eu vá esta bombando agora né? Mas este é aquele tipo de livro que falam bem e falam mal, então só lendo para saber, mas eu fico com pé atrás, mas eu soube que protagonista e difícil então com certeza o livro ensina a não ser como ela. Eu adorei suas palavras a forma como você se expressou com todo amor sobre os livros :)

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Ingrid!
      Você e seus comentários lindos, que colorem meu dia! <3
      "Todo Dia" é um livro que indico de olhos fechados! Além de expor esse fato do conteúdo e não do "copo", ele traz várias abordagens importantes sobre outros temas tão importantes como esse.
      Já li e super concordo com sua opinião sobre "Os 13 Porquês". Esse é um super livro, cuja a lição que o leitor irá tirar, é justamente a que ele precisa no momento. É por isso que o considero uma leitura perfeita, que todos deveriam fazer pelo menos uma vez na vida.
      Ahhh, "Adeus por Enquanto" é lindoooo! Sofrido! Mas lindo!!
      "antes que Eu Vá" é PER-FEI-TO! Sim, no início você tem vontade d entender o que levou a personagem a se tornar essa criatura desprezível que ele é, mas aos poucos você vai entendo a história e vivendo com ela, até perceber a grande mensagem final da história. Super indicada a leitura!
      Fico super, super, feliz que tenha gostado do post!! *o*
      Mil beijokas e volte sempre sua linda!!

      Excluir
  12. Oi Anya tudo bem?

    Eu não li o livro Os 13 porquês, mas a série mudou minha visão sobre muita coisa, com certeza foi grande impacto na minha vida. Quero ler o livro ainda e anotei todos que vc citou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante
    Sorteio A guerra que salvou a minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Mi!
      Awwn, fico tão feliz que tenha gostado das indicações e resolvido lê-las!!! <3
      A série ficou ainda mais impactante e detalhada, do que o livro. Mas não me canso de recomendá-lo, porque é uma leitura mais do que necessária! É dessas que a gente carrega para sempre conosco, como parte de nós.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  13. Na minha lista não poderia faltar Os 13 Porquês e It Ends With Us ♥
    com amor, Bru
    Mania de Bruna
    @wildbru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Bru!
      Acredita que ainda não li "It Ends With Us"? Mas todo mundo fala tão bem que estou curiosa sobre ele! E "Os 13 Porquês" realmente não pode faltar...
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  14. Oi Anya

    Amei a lista
    "Os treze porques "tambem acabou marcando uma epoca de minha vida , mas por motivos diferentes.
    Eu percebi que estava em um processo de transição e deixando algo que acabava me deixando para baixo para tras e estava aberta as novas coisas durante um monento da leitura.

    O livro que marcou a minha vida?
    Não sei responder isso exatamente.
    Talvez o brasilerio "Posso te dar o meu coração " de Ganymedes José que me fez decidir a ser doadora de

    Beijos

    Meu mundo quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Babi!
      Nossa que lindo o livro que você considera da sua vida! Que bacana que te fez tomar essa decisão.
      E sobre "Os 13 Porquês" acredito que é aquele tipo de leitura cuja lição é única, para cada um que lê. Cada um vai ter uma específica para si. Pra mim, ele foi um divisor de águas.
      Fico super feliz que tenha gostado da lista!! <3
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Hey, Felipe!
      Você já leu todos os livros que eu citei? Sério?? Nossa! É o primeiro! haha.
      São maravilhosos né? Daqueles que nos marcam para sempre e deixam lindas lembranças no coração. Realmente os amo!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  16. Oi, Anya

    Quero ler Os 13 Porquês por conta de todo o falatório atuam, mas a nova edição está quase 50 reais, não dou MESMO! Hahaha
    Eu li Antes Que Eu Vá recentemente e infelizmente não curti, dei apenas uma estrela... pra você ver que eu não curti mesmo. E não curti por N motivos, o que é uma pena, pois era um livro que estava na minha wishlist há anos e eu tinha altas expectativas.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Hey, Tami!
    Ah, "Os 13 Porquês" voltou a fazer sucesso, na verdade acho que está fazendo sucesso como nunca antes, então realmente o preço está exorbitante! rs. Te entendo absolutamente! haha.
    Sério que não gostou? Poxa, que pena! Quando o li pela primeira vez abandonei, mas tempo depois voltei a dar uma chance e não me arrependi. Amo demais!
    Mil beijokas e volte sempre!

    ResponderExcluir

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante! Ah, deixe seu link que terei prazer em retribuir o carinho ;)

Tecnologia do Blogger.