12 janeiro 2014

Soninho Literário



Oi, oi amores! Achei essa matéria interessante e resolvi compartilhar com vocês!
Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.
Três dicas para não dormir
Ponha a leitura em dia antes de cair no sono

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.
Então meus amores o que vocês acharam? Não deixem de comentar! 
Bjitos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Amei saber disso aqui! Preciso correr em mais postagens do seu blog, tem TANTA coisa bacana que eu me perco. Curiosidades super interessantes que fazem parte do dia a dia e muitas vezes nem paramos para pensar não é mesmo?!
    Paula, Poetisa & Literária

    ResponderExcluir
  2. Awwwwwwnt! Quase caí da cadeira com esse comentário lindo!!! Obrigada! Isso é verdade, as vezes nem notamos o que parece tão na nossa frente o tempo todo!
    Bjokas carinhosas...

    ResponderExcluir

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante.