08 maio 2014

Parei Para Assistir: Divergente


Divergente


Direção: Neil Burger

Duração: 2h19min

Classificação: 5/5

Elenco: Shailene Woodley; Theo James; Ansel Elgort; Kate Winslet

Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

"Não é impossível, só extremamente raro. Se chama Divergente."

Hey amores! Vou começar esse Parei Para Assistir, dizendo que AINDA, não li essa série. Tá bom agora podem dizer, eu devo ser a única pessoa nessa galáxia, que ainda não leu Divergente. Em minha defesa o livro está bombando e todos falavam dele, mas eu não tinha a menor ideia da intensidade dessa bomba! Me acertou em cheio!!! E bom, é claro que será a minha próxima leitura! 

Mas como não li o livro ainda, não vou poder comparar o filme com o livro. Embora eu já tivesse certeza, e uma amiga me confirmou, que o livro é muito mais detalhado e tals... Então sim, o livro é melhor que o filme. Mas, o filme é magnífico! Então se alguém na terra ainda não tiver lido esse livro, já saiba ele é melhor que magnífico! 

Vou me abster a resenha do filme e futuramente, num futuro bem próximo, eu faço essa comparação. Embora eu realmente prefira falar sobre cada um em sua particularidade. 

Já fazia um tempinho que eu não visitava o cinema, então foi emoção em dobro! O filme já começa tenso e logo fica dificílimo respirar! As audições são um verdadeiro espetáculo! E os testes, caramba eu suei frio na cena dos testes, são realmente assustadoramente reais. Me senti no filme várias vezes, foi quase como ter que enfrentar meus medos, e um deles era estar em Divergente!

" Você está brincando? Quem disse que pode falar comigo?"

Não vou ficar aqui falando da história. É tão magnífica que se eu ficar contando exatamente para onde caminha vai perder a graça. Basta dizer que o filme traz um assunto interessante a pensar: Será que essa não pode vir a ser a nossa realidade daqui a algum tempo? O que faríamos para salvar inocentes? Até onde chegaríamos por nossos ideais e parentes?

Perguntas difíceis né? Mas, minha tão querida, e nova heroína favorita, não teve escolha quanto a isso. E passou por todas as provas impostas a ela! Transbordando carisma e força, Tris me conquistou de uma forma indescritível! A Shailene me deixou muito contente. Porque eu tenho a mania de não acreditar muito que um ator, ou atriz, possam expressar, entender e interpretar personagens de livros... Sempre fico receosa, até ver a performance do ator, seja na pele do personagem ou em qualquer outro papel... Só pra avaliar e ver se são capazes de transmitir emoção sabe? E a Shailene me deixou tranquila e ansiosa pela estreia de A Culpa É Das Estrelas. No qual ela também irá atuar.. Como nossa querida Hazel Grace.

"Isso não é real."

A atuação dela é louvável. Recentemente vi uma entrevista dela dizendo que não sabia se tinha "pegado o jeito" diante a questão de atuar em um filme de distopia envolvendo tanta ação. Mas posso revelar com total certeza  e tranquilidade que SIM, ela pegou o jeito! E como!!! Adorei a força e o destemor que ela passou a cada cena do filme. O modo como o personagem dela foi crescendo e desenvolvendo, diante as dificuldades cada vez maiores que vinham surgindo. E o modo como ela entrou no personagem me surpreendeu...  Em várias cenas tive vontade de bater palmas para ela , mas como não queria ser expulsa do cinema antes do final do filme me contive, e claro me emocionei muito em uma das cenas mais marcantes do filme. Ela realmente transbordou emoção e sentimentalismo, foi lindo!

" O mundo pertence aquele que sabe qual é o seu lugar."  

E falando em lindo... O que é aquele pedaço de pecado do Theo James minha gente? Que homem magnífico! Ele ficou ótimo no papel. Gostei muito da interpretação dele também, embora Shailene tenha roubado a  cena nesse quesito. Outro GATO, querido e adorado. É o Ansel, ahhhhh gente ele é muito fofo! E nesse filme não tem muito o que falar porque ele aparece pouco. O que eu achei uma enorme pena! Mas nas poucas cenas em que ele apareceu, eu consegui sentir uma segurança da parte dele, um carisma e uma seriedade que me empolgaram mais ainda! Afinal ele será nosso Gus... Nas cenas entre ele e a Shailene eu já fiquei boba com a química entre os dois! E como me emocionei com isso. É uma nova forma de mostrar o amor entre irmãos e isso foi um ponto forte do filme, essa cumplicidade e a dor de não ter o contato de sangue a partir da escolha de uma facção. Que se sobrepõe diante o sangue. A família...

"Facção antes do sangue."

As cenas de ação são super eletrizantes, estava quase caindo da cadeira quando o filme terminou. fiquei nervosa mesmo! Era uma bomba atrás da outra. E eu não conseguia nem piscar os olhos! A trilha sonora ajuda muito a entrar nesse mundo distópico tão impactante. Está de tirar o chapéu! M83, Snow Patrol, Ellie Goulding e Zedd.... Amei!

Acho que em um total o filme conseguiu alcançar todas as expectativas despejadas em cima dele. E eu com certeza vou assistir de novo! São duas horas que voam na velocidade da luz! E que são muito bem preenchidas por uma trama completa e forte, que nos prende do início ao fim. É um misto de medo, coragem, força, moral, liberdade e amadurecimento sem igual!  

" Vocês nos escolheram. Agora nós escolhemos vocês."

Agora uma coisa que precisa ser esclarecida, e que eu percebi, foi a maior fonte de reclamação dos leitores da série. O romance. Não há muitas cenas de romances não. Na verdade eu só contei uma cena real de romance. Então se você quer ver um algo com boas doses de amor ou já leu o livro e espera encontrar a mesma quantidade de romance no filme, vá com calma! Porque não há quase romance nenhum... O que pra mim não afetou em nada a qualidade do filme. Outro ponto forte da história, é como a Tris se desenvolve rápido e sem desistir ou fraquejar de nenhuma forma. A força e o poder de se auto-controlar é incrível! Queria eu poder ser como ela, tudo seria mais fácil sem medo. Embora em nenhum momento eu trocasse de lugar com ela! rsrsrsrsrsr. Gostei muito dessa visão de força e não desistência! Já sei que vou amar essa série! Ressalto, sou mais as mocinhas que não precisam ser salvas, e ainda ajudam a salvar aqueles a quem ama, ou não.

Pra quem gosta de ação, aventura, distopia e um bom filme. Taí uma boa pedida! Vale muito apena assistir Divergente, cheio de suspense e ação. Traz uma atuação equilibrada e um enredo maravilhoso! Com atuações muito reais e personagens muito críveis, é apaixonante e viciante! Não consigo parar de pensar em Divergente!!!

" Agora vamos até o fim da linha e depois pulamos." 

Espero que tenham gostado e que não deixem de comentar ;)

Bjokas e até a próxima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário