08 maio 2014

Sessão Debate! Fins Trágicos



Hey amores! Hoje vou iniciar e apresentar a nova coluna do blog. A Sessão Debate. O que seria? Vou dar uma breve explicação do que é, e qualquer dúvida é só perguntar ;) Nessa coluna eu vou falar, ou melhor debater, os assuntos mais falados e mais variados dentro do mundo literário. Como novos tipos de temas, temas tabu, peculiaridades de categorias de livros, entre outros assuntos. E claro, para ser um debate não pode ser só eu falando. Espero ansiosamente a contribuição de vocês com os seus pontos de vista sobre o assunto! Vou colocar os posts no face pra que vocês também possam falar e discutir!

Mas para começar, o tema da primeira sessão debate é: Fins Trágicos!  O que me levou a escrever essa coluna foi esse tema. Recentemente descobri que uma das séries que acompanho vai ter um final não muito "colorido". E fiquei bastante chateada, na verdade posso dizer que surtei um bocadinho. Principalmente porque, caramba, já está virando padrão! Não sei se vocês já chegaram a perceber, mas tem uma quantia enorme de livros únicos e principalmente as séries sendo terminadas de forma realmente trágica! O que me fez pensar: Pra que escrever uma série, a onde os personagens principais lutam até o fim, sem nenhum descanso, para no final tudo dar errado? e O que as pessoas acham disso? 

Não me levem a mal, até porque eu sou fã dessas mesmas séries, eu leio mesmo sabendo que não vai terminar bem e eu continuo gostando dos personagens e da história mesmo assim. Então, eu não estou reclamando, ou condenando, nem nada disso. Eu sei que vai ter muita gente que vai pensar: Se você não gosta dos finais, não leia! Mas não é "O final" que me chateia. Mas sim a forma como termina. Se tem tanta luta de um personagem para quem a gente torce, a quem agente ama, e ele passa por tudo isso incansavelmente  e vai até o fim. No mínimo agente espera ver aquele personagem tendo uma esperança de um novo começo, uma nova forma de continuar sua história interrompida por batalhas em busca de salvação e redenção para si e para os seus. 

Eu não acho ruim esse tipo de final. Tem muitos deles que realmente emocionam, e são completamente compreensíveis! Eu só não acho legal que esse se torne o padrão de fim de livros. E ultimamente eu realmente tenho me decepcionado com a falta de criatividade dos autores no quesito. Muito bem desenvolvidos, com histórias realmente fascinantes, fáceis de amar e que ficam no coração. Mas toda vez que falam de uma nova série para mim eu já estou perguntando: Alguém morre no final? Vai ter um bom final? Ou qualquer coisa do tipo.


Eu sei que por vezes essa chega a ser a marca registrada de um autor, e eu penso: Uauuuu que coragem! Mas quando é a marca de alguém não pode ser modificada. Afinal, é a característica que compõe a qualidade do autor. Ou quando é algo que não pode ser evitado, já havia sido explicado e avisado no início do livro com o que iríamos lidar, ok! Mas passar por toda uma série de livros, torcer, chorar, vibrar e rezar, junto com os personagens. Ter um final ruim é o que menos se espera e aceita. Já estamos fragilizados pela quantidade de emoção e ainda recebemos algo como: E teria que lhe bastar as lembranças... eu sou péssima para escrever histórias rsrsrsrssr. é como receber um belo tapa estalado na cara! Eu pelo menos não lido bem com isso. costumo ficar de ressaca literária por um bom tempo...

O que vocês acham disso? Se sentem como eu? Não consigo entender porque a morte ou a separação se tornou um tipo de "ato heroico". Porque o mais legal de ver todo o processo é saber que no final o personagem que tanto lutou, que tanto sofreu. Vai ter seu tão sonhado e merecido descanso.  Não consigo me conformar com a ideia de que esse tipo de fim é uma forma de caracterizar o preço que deve ser pago pelas lutas para vencer sistemas acima do nosso, ou que seja um sacrifício em nome do amor em um sentido literal. Para mim não faz muito sentido, é mais como se nós lutássemos e lutássemos, e depois de ter conseguido vencer, morrermos de exaustão. 

Mas a questão é: Isso realmente se tornou um padrão? Porque esse tipo de fim está virando febre entre os autores? E o que vocês acham disso? Espero respostas!

Bjokas e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário