30 abril 2014

Parei Para Assistir: O Segredo Dos Teus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos 

Direção: Juan José Campanella

Duração: 2h9min

Gênero: Drama

Elenco: Ricardo Darín; soledad Villami; Pablo Rago; Javier Godino...

Classificação: 5/5

Sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.



"Os olhos falam demais. Deviam se calar..."

Hey amores! O segredo dos seus olhos, é um filme extraordinariamente perfeito! Não é a toa que concorreu e ganhou o Oscar. Com um elenco de uma atuação gratificante, recomendo muito! Que filme viu gente! Deixa agente sem fôlego tão rápido que é realmente difícil de aguentar as duas horas de duração.

Como um bom romance policial, tem uma pegada dramática que é de cortar o coração! E eu nem gosto disso... O filme já começa com um grande baque. O estupro, e a morte violenta e brutal de uma bela jovem professora. Seu marido, que realmente a amava muito, sofre com sua morte como se fosse a própria. E o lindo Benjamin, que trabalha como oficial de justiça de um tribunal penal, resolve ajudá-lo a encontrar o assassino. 

Ela, uma moça de bom coração, caseira e muito doce. Não tinha inimigos, mas um perseguidor. Que a acompanhou durante toda a vida sem que ela nem desconfiasse. O que resultou numa caçada mortal. Os primeiros momentos do filme são bem calmos se comparados ao meio do mesmo. Benjamin, agora aposentado, está trabalhando em um romance, onde ele relata esse crime bárbaro. Mas a época da investigação do crime não foi marcante só pelo crime, mas por tudo que ele ocasionou.

" - E você como vai? 
- Cansado de ser feliz."

Logo que o crime foi descoberto, houve uma confusão sobre de quem era a responsabilidade da resolução do caso. Mas logo que Benjamin entra na cena do crime, vira uma questão de honra resolvê-lo. Depois de algum tempo na batalha pelo caso, que agora está mais disputado do que água no deserto, foram descobertos os supostos autores do crime. Os pedreiros que faziam uma obra no prédio. Lógico que não foram eles, eles foram espancados e coagidos. Achei ótimo a questão da corrupção tratada no filme.


Começa então uma caçada obsessiva pelo real autor do crime. E claro, ele descobre quem foi! E é realmente uma surpresa, mas acredite, esse não é o clímax do filme! O mais interessante da história, é que quando agente pensa que é agora que vai manter o ritmo, lá vem outra bomba maior ainda! Depois de confessar o crime, o assassino é preso. E condenado a prisão perpétua. O que deixa o marido da vítima, Morales, um pouco mais em paz... Eles só não contavam com a reviravolta que teriam que ver acontecer e com todas as consequências que ela trouxe! Dentro de todo esse turbilhão de emoções, ações e reações. Vemos uma época complicada, onde era muito mais difícil de descobrir  esse tipo de crime. Uma justiça corrupta, e injusta. E um amor proibido. 

"-Como se faz para viver uma vida vazia?
Como se faz para viver uma vida cheia de nada? Como se faz?"

Benjamin é apaixonado por sua chefe, Irene. Que mulher linda gente! E que atuação!! Incrível!!! Ela tem tudo em sua vida planejado e organizado. E além da diferença de idade deles tem a questão de ela ser uma mulher rica, chefe, inteligente e mais nova. Era quase que uma Deusa, para ele. Completamente intocável! O que dificultou muito para a realização do romance. Ele ficava mudo sempre que a via, e perdeu todas as chances de dizer a ela o que sentia por seu medo de não ser bom o suficiente para ela.

" - Como você conseguiu viver sem ela?"

Ela também o ama, mas como eu disse, é muito organizada e metódica. Tem um noivo, o sonho de casar e o plano de construir uma família. Forte e decidida, não dá espaços para emoções. Embora em vários momentos tenha demonstrado um fio de esperança de que ele fosse se declarar para ela. O que não aconteceu.

" - E o que vamos fazer aqui, você e eu? Não podemos fazer nada..."

Algum tempo depois da soltura do assassino, é gente ele foi solto, todos que estiveram envolvidos no caso estão correndo grande risco de vida! E Benjamin, é obrigado a se retirar de cena por alguns longos e decisivos anos. O senhor Morales não se conforma com o fim dessa história, e tudo vira de pernas para o ar! Além disso há o seu grande e fiel amigo, que o ajudou no caso que é assassinado em seu lugar... E todos esses fantasmas não deixam Benjamin em paz de jeito nenhum! E ele resolve voltar, para escrever seu livro. E reabrir esse caso fez com que ele reabrisse a época em que perdeu o controle de sua vida. Mas o destino parece estar querendo lhe dar uma segunda chance, e ele está disposto a tudo para aproveitá-la. 

" Não se pode trocar de paixão."

É incrível, essa " segunda parte da história". Meu Deus! Que reviravolta!!! Uma bomba atrás da outra, não sei como não tive um ataque cardíaco de tanta emoção! Ele descobre onde o senhor Morales está atualmente e resolve desenterrar essa história, afim de exorcizar esses fantasmas que o assombram e é aí que a história passa de surpreendente e fascinante, a merecedora de um Oscar!

Com um final comovente, lindo  e surpreendente ao mesmo tempo. Estava chorando, rindo e de queixo caído no término do filme... Fiquei muito surpresa com o desfecho da história. E o senhor Morales, me acertou em cheio! Foi como um tapa na cara!!! Não acreditei no que ele fez... E o melhor é que o final foi realmente muito satisfatório! Sem deixar pontas, resolveu tudo, deu uma nova chance a todos, uma vingança em especial e um novo começo para a mesma história.  É a prova real de que não se pode mudar um começo ruim, mas com certeza dar uma nova chance para um fim melhor!!!

" Não pense mais, senão vai ter mil passados e nenhum futuro."

Recomendo muuuuuito para todos! Não tem como não gostar do filme. É esplêndido! Merecedor do Oscar que recebeu é obrigatório para os amantes de boas horas em frente a tv!

" Temor - Amor"
Espero que tenham gostado e que não deixem de comentar!
Bjokas e até a próxima.
  

2 comentários:

  1. Tenho o livro, ainda não li, geralmente o livro é melhor do que o filme, mas lendo sua resenha fiquei triste pois passou a pouco tempo na tv aberta. Vc acha que o livro é tão bom quanto o filme?

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha! Sim o livro é beeeem melhor. O filme é ótimo e eu fiquei apaixonada pelas atuações e o enredo. Foi muito bem desenvolvido! Mas não tem como o filme ser melhor. O livro é sempre mais detalhado, mais bem explicadinho... Sabe eu ainda não li também. Mas vi o filme por indicação de uma amiga, e ela já leu o livro então me contou! O livro vale muito apena, e o filme tbm!
    Bjokas e volte sempre!!

    ResponderExcluir

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante.