30 dezembro 2014

Retrospectiva Literária 2014

Hey amores e amoras! Eu ando bem sumida né? Mas logo mais eu estarei atualizando tudo que deixei parado por aqui. Talvez essa semana ainda seja complicada, mas a partir da próxima, espero estar mais por conta do blog. 

Bom, estou aqui porque com o final do ano tão próximo, não podia deixar de avaliar o que ocorreu com as minhas leituras durante esse ano que se passou. Então aí vai a Retrospectiva Literária de 2014 do blog Entre Um Livro e Outro.



1. Melhor New Adult: Os New Adults continuam a ser um dos meus gêneros literários favoritos. Mas eu realmente acho que ainda estou em dívida com relação a quantidade de New Adults lidos. De qualquer forma, os que eu li esse ano, estiveram se superando um após o outro! Mas o melhor de todos, em todos os aspectos foi Fragile.



Fragile - M. Leighton



2. Melhor Young Adult: Os Young Adults esse ano não estiveram muito na minha lista de leitura. E lamento por isso. Gostaria de ter lido mais livros do gênero. No entanto, para que serve o novo ano e todas as metas malucas que nós criamos para nós mesmos?! rsrs. Mas o melhor YA desse ano vai para...  Cidades de Papel.

Cidades de Papel - John Green



3. Melhor Livro: Essa é sempre a categoria mais difícil. Mas não dá para evitar então, vamos logo com isso! rsrs. Bom, depois de pensar muito muito mesmo e ainda assim ficar indecisa eu declaro que o melhor livro do ano foi Para Onde Ela Foi. Para muitos de vocês nem deve ser surpresa. Mas vou explicar o porque dessa paixão desenfreada por esse livro. Ele não é  o melhor livro do ano, mas a maior surpresa literária também. Eu realmente não esperava NADA dele depois que li Se Eu Ficar. E por isso fiquei tão impressionada com a continuação maravilhosa que o livro se mostrou. Superou toda e qualquer expectativa da minha parte, e por tudo isso é de total merecimento ser eleito como a melhor leitura do ano. 

Para Onde Ela Foi - Gayle Forman



4. Não me Convenceu: Agora é a hora de destilar o veneno! haha. Brincadeira gente, mas com certeza é a hora de desabafar! Tiveram alguns que realmente não me convenceram de jeito nenhum esse ano,mas vou citar o que mais me desapontou. Acho que também não é surpresa para ninguém.Então, lá vai. O livro que não me convenceu de jeito nenhum esse ano foi Se Eu ficar. Não sei como a autora consegue ser tão oposta! Mas, o seu primeiro livro não me convenceu! 

Se Eu Ficar - Gayle Forman




5. Me Fez Chorar: Ô perguntinha difícil viu! Os livros são uma das raras coisas que conseguem me emocionar tão profundamente. Na verdade eu quase sempre choro. Ou de felicidade e orgulho. Ou de melancolia e tristeza. Esse ano, o eleito é A Garota Que Você Deixou Para Trás. Chorei porque o livro inteiro é um relato absurdo de um passado que não deveria ter existido. Chorei porque é lindo, deprimente, mas principalmente, porque tem uma linda história de superação e amor. 

A Garota Que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes



6. Melhor Mocinha: Dificilmente eu encontro uma mocinha boa o suficiente para eu me apaixonar. Mas esse ano, uma agradável surpresa foi Saba. A garota durona e inquebrável, mais conhecida como O anjo da morte, de Caminhos de Sangue. Eu realmente me apaixonei pela sua força, coragem e pelo sue jeito marrento e durão de ser. Bem como a história, ela é impressionante. Resenha em breve!


7. Melhor Mocinho: Eita, eita. Que pergunta complicada! Acho que esse ano eu tive menos paixonites que no ano passado. Mas mesmo assim ainda é difícil decidir. De qualquer forma, vou ficar com um personagem que roubou meu coração. o Adam de Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi.

8. Pior Mocinha: Esse casal está em sintonia total! Vem sempre um atrás do outro. Não sei se nesse caso seja uma situação boa para isso acontecer, mas... rsrs. Bom, a pior mocinha do ano para mim foi sem dúvida nenhuma a Mia de Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi.

9. Melhor Vilão: Gente, essa pergunta foi tipo um momento de silêncio total. Até eu me tocar de que nenhum outro vilão me botou tanto medo quanto o malvado Ricardo, de Arma de Vingança. Ele é muito do mal! rsrs.


10. Melhor Casal: O casal mais perfeito que conheci esse ano, foram os fofos do Louis e da Noémie. Além da história ser uma gracinha, o casal é perfeito! E juntos eles são... PERFEITOS!rsrs. Amo demais esse casal! 



11. Casal Mais Sem Sal: Esse foi um ano com poucos casais sem sal. Então tá bem difícil dizer quem foi o mais sem sal, deveria estar agoniada para encontrar um casal para fazer parte do pódio, porém estou feliz por não haver tanta decepção assim. Então, pensando em casais literários, me lembrei da Sam de Antes Que Eu Vá. Ela e seu namorado de quem nem lembro o nome eram um tanto irritante e chato. Não suportava o cara, e eles dois juntos então, eram para mim as piores partes do livro! 


12. Me Conquistou Em Tudo: Pensei em vários, mas vou fazer de tudo para não repetir tanto. Então vou ficar com Um Dia de Cada Vez. Um livro lindo, que comecei sem nenhuma expectativa e de alguma forma passei a amar de coração. Esse livro me conquistou em absolutamente tudo. Não há nada que eu mudaria nele.

Um Dia de Cada Vez - Courtney C. Stevens



13. Menção Honrosa - Aquele livro que você guarda no coração, mas que durante a leitura em vários momentos, você tem vontade de jogar pela janela!

Bom, nesse caso tiveram vários que estive prestes a fazer isso mesmo. Literalmente jogá-los pela janela! MENTIRA Mas o eleito do ano é...  O Maravilhoso Agora. Um livro lindo que me fez rir e chorar, me deixou feliz depois me entristeceu. E por tudo isso, eu quis jogá-lo pela janela! Mas não o fiz. De alguma forma, ele conseguiu ocupar um lugar especial no meu coração. Resenha em breve!

O Maravilhoso Agora - Tim Tharp




14. Melhor Quote:  Essa foi a categoria mais difícil de todas! Quase não consigo me decidir. Mas escolhi um que ainda martela na minha mente. Na verdade dois, que fazem parte da mesma duologia. 

"Finja até ser verdade."  &  "Está caindo o mundo." 

Não consigo esquecer esses quotes! E ambos fazem parte da duologia Se Eu Ficar. São simples, mas me marcaram profundamente.

Bom meus amores, só me resta aqui me despedir desse ano que foi tão incrível, e quase surreal de tão bom! E agradecer por ter vocês mais esse ano comigo, e tomara que o próximo também! obrigada a todos pelo carinho, e que o ano que está vindo seja tão bom, ou melhor que esse para todos nós! 

Bjokas e até a próxima...




2 comentários: