21 março 2018

Lá Vem Resenha - Uma Canção de Ninar





Uma Canção de NinarAutor(a): Sarah Dessen 
Editora: Seguinte 
Páginas: 320
Série: -/- 
SINOPSE: Remy não acredita no amor. Sempre que um cara com quem está saindo se aproxima demais, ela se afasta, antes que fique sério ou ela se machuque. Tanta desilusão não é para menos: ela cresceu assistindo os fracassos dos relacionamentos de sua mãe, que já vai para o quinto casamento. Então como Dexter consegue fazer a garota quebrar esse padrão, se envolvendo pra valer? Ele é tudo que ela odeia: impulsivo, desajeitado e, o pior de tudo, membro de uma banda, como o pai de Remy — que abandonou a família antes do nascimento da filha, deixando para trás apenas uma música de sucesso sobre ela. Remy queria apenas viver um último namoro de verão antes de partir para a faculdade, mas parece estar começando a entender aquele sentimento irracional de que falam as canções de amor.




Hey amores! Hoje trago a resenha de um livro que ganhou meu coração mesmo antes de ser lançado em solo nacional. Conheci o livro através de uma resenha, de uma leitora que leu em inglês mesmo, e a premissa me ganhou. Mas enquanto eu lia a resenha fui percebendo que a história não seria apenas linda, mas também daquelas que nos marcam e emocionam. 

Remy não vê a hora de ir para faculdade. E logo que descobri isso pensei que seria aquele clichê onde a mocinha quer ir atrás do que sonha, deixando seu passado para trás e acaba encontrando o amor da vida depois de muito sofrimento. Mas a verdade é que embora ela queira fugir do seu passado, ela vai precisar se resolver antes de ir para a faculdade. 

Esse foi um dos diferenciais que eu amei!!! do livro. Não sei porque, eu tinha em mente que a história se passaria no ensino médio ou na faculdade. Mas a história acontece no verão anterior a faculdade. Vemos Remy e suas amigas se preparando para essa nova fase de suas vidas.

E bem no centro dessa bagunça de mudança de estados e preparação para a vida adulta, sua mãe está prestes a se casar. De novo. Pela quinta vez! Mas como tudo em sua vida sempre foi uma bagunça completa, ao invés de sua mãe ajudá-la, é Remy quem organiza o casamento de sua mãe. Todos eles!

Sendo o último verão de sua vida na casa da mãe, Remy está se segurando para não explodir e manter as coisas em ordem. Mas quando ela precisa resolver assuntos do casamento com seu futuro padrasto e um cara se apaixona por ela à primeira vista, o que já estava péssimo, consegue piorar. 

Remy é uma das personagens mais diferentonas que já tive o prazer de ler. Acho até que posso classificá-la como bad girl. Depois de ser abandonada pelo pai ainda bebê, vivendo com uma mãe que além de se manter distante, acredita demais no amor, ela cresceu fria. Sem esperanças no amor e um tanto perdida. 

Tudo que Remy tem na vida é seu irmão. Com quem pode contar sempre e com quem compartilha a raiva pelo amor. Mas até mesmo ele, já encontrou alguém para desfazer a geleira de seu coração. Depois de ver seu irmão no caminho certo, Remy acaba sendo julgada como a única errada da história. 

Além da personalidade indiferente da Remy, o que mais me cativou foi sua história. Por que sempre há uma história... E a dela é bem triste. Ela não foi sempre a desligada do grupo. Mas em uma noite, tudo pode mudar. Após conhecer os segredos e desilusões da menina, só queria poder abraçá-la.

Com a mãe no mundo da lua e o irmão babando de amor, ela só pode contar com suas amigas maluquetes. Cada uma lidando com seu próprio demônio, é maravilhoso ver o apoio que elas dão uma a outra. Mas em certo ponto, percebe-se que de certa forma, elas cultuam Remy por ser tão durona. Mas e se ela não for assim para sempre?

Dexter é um cantor que vive viajando em busca de sua grande chance. E sendo o pai de Remy um cantor, que lhe deixou como lembrança apenas uma canção de ninar, como ela poderia sequer pensar em gostar de um tipo desses? Bom, ela pode até não gostar da ideia, mas ele é exatamente o que ela precisa. 

Sabe aqueles personagens que você se pergunta em que momento foi que se tornaram tão queridos? Ou simplesmente não entende como foi que conseguiu gostar? rsrs. Pois é, Dex é desses! Desajeitado, atrapalhado e bem tranquilo com a vida, não dá mesmo para acreditar que esses dois poderiam dar certo... Mas ele acredita que são feitos um para o outro. E não vai desistir até provar isso a Remy. 

Já dá para perceber que a bagunça está formada né? Entre os preparativos para o casamento, a viagem para faculdade e a despedida dos amigos e da cidade, Remy quer viver apenas um último romance de verão. Mas o que ela experimenta nesse verão, pode acabar mudando sua vida inteira. 

O que mais gostei nessa história, foi como Sarah guiou seus personagens e a narrativa. Acompanhamos uma Remy fria, indiferente, quase insensível, durante o início. Ela nem ao menos sabe o que é amar. Ela não consegue entender como as pessoas conseguem se deixar levar por esse sentimento tão traiçoeiro. E é triste vê-la tão perdida, tentando entender algo que todos deveríamos ter. 

Então chega Dex e coloca à prova tudo aquilo em que ela sempre acreditou. E Sarah nos traz uma Remy assustada com o que sente, preocupada e confusa. Afinal, como é que depois de tudo que lhe aconteceu, o amor resolve dar as caras? 

É lindo acompanhar o amadurecimento dos personagens ao longo do livro. E não me refiro só a Remy. Mas também suas amigas e o próprio Dex. Que às vezes era beeem infantil. Mas com certeza o melhor momento ficou com a mãe dela. E embora não justifique seu modo de ser, me emocionou a força com qual ela acredita no amor. Uma lição e tanto para a filha! rs.

Os personagens secundários dão vida ao livro. As amigas de Remy, os garotos da banda, seu irmão e sua mãe, fazem com que a história não se torne monótona e cansativa. Sempre tem algo engraçado acontecendo com Dex e sua turma, ou algum dilema amoroso entre as amigas de Remy, ou ainda dramas familiares com sua mãe e irmão. 

O que posso dizer é que Sarah fez um excelente trabalho! Essa foi minha primeira leitura da autora, mas tenho certeza que foi a primeira de muitas! Me emocionei muito com essa história. E não poderia ter ficado mais feliz com o final do livro. Ver a Remy esperançosa foi algo indescritível!! 

Pra quem curte ya, dilemas adolescentes, mocinhas badass e um romance levinho, aqui está uma ótima leitura. Não indico esse livro para todo mundo. Embora eu tenha amado a Remy, creio que nem todos entenderão a personalidade forte dela. Mas se estiver disposto a se jogar em uma super história, com uma super protagonista, não vai se decepcionar. 


Onde Comprar (é só clicar na imagem)



Espero que tenham gostado! 

Beijos, fui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário