08 março 2018

Lá Vem Resenha - Uma Tocha na Escuridão




Uma Tocha Na EscuridãoAutor(a): Sabaa Tahir 
Páginas: 434
Editora: Verus
Série: Uma Chama Entre as Cinzas #2
SINOPSE: O segundo livro da história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança. Ambientado em um mundo brutal inspirado na Roma Antiga, "Uma Chama Entre as Cinzas" contou a história de Laia, uma escrava lutando por sua família, e Elias, um soldado lutando pela liberdade. Agora, em "Uma Tocha Na Escuridão", ambos estão em fuga, lutando pela vida. Após os eventos da quarta Eliminatória, os soldados marciais saem à caça de Laia e Elias enquanto eles escapam de Serra e partem numa arriscada jornada pelo coração do Império. Laia está determinada a invadir Kauf, a prisão mais segura e perigosa do Império, para salvar seu irmão, cujo conhecimento do aço sérrico é a chave para o futuro dos Eruditos. E Elias está determinado a ficar ao lado dela - mesmo que isso signifique abrir mão da própria liberdade. Mas forças sombrias, tanto humanas quanto sobrenaturais, estão trabalhando contra eles. Elias e Laia terão de lutar a cada passo do caminho se quiserem derrotar seus inimigos: o sanguinário imperador Marcus, a cruel comandante, o sádico diretor de Kauf e, o mais doloroso de todos, Helene - a ex-melhor amiga de Elias e nova Águia de Sangue do Império. A missão de Helene é terrível, porém clara: encontrar o traidor Elias Veturius e a escrava erudita que o ajudou a escapar... e acabar com os dois. Mas como matar alguém que você ama desesperadamente?




Hey amores e amoras! Cá estou eu para mais uma difícil resenha. Mas antes de começar a falar sobre a continuação épica de Uma Chama Entre as Cinzas, vou logo avisando...

Resultado de imagem para alerta spoiler gif

Agora sim. Já sabendo que essa resenha pode conter spoilers do primeiro livro, podemos continuar. E se você me acompanhou até aqui, vamos para a resenha!

Uma Tocha na Escuridão começa exatamente do ponto em que Uma Chama Entre as Cinzas termina. Ou seja, a loucura da fuga de Laia e Elias, continua! Depois de salvar Elias da morte, a fuga de Serra se torna o objetivo dos dois. Mas é claro que não seria fácil escapar dos máscaras e da comandante. E no fim das contas, o preço a se pagar pela fuga é alto.

Não vou contar muita coisa sobre esse período de fuga para não revelar demais. Mas tanto Laia, quanto Elias cortam um dobrado para sobreviverem. Principalmente depois do que acontece a Elias... Okay, parei! rs. O que posso dizer é que muita coisa foge do esperado. E os caminhos de Keenan, Laia, Elias e Helene, voltam a se cruzar. 

O livro é narrado pelo ponto de vista de Laia, Elias e Helene. E se já era sofrimento acompanhar a vida desses personagens no primeiro livro, preparem-se! Nesse, os demônios enfrentados por nossos mocinhos dobraram de tamanho! 

Elias continua sendo o cara. Sinceramente, ainda me surpreendo com a bondade, honestidade e fidelidade desse menino. Ele prometeu ajudar Laia a encontrar seu irmão e o fará. Mesmo que para isso tenha que colocar sua vida em risco. E como ele sofreu nesse livro! Mesmo tendo escapado da academia e da comandante, sua liberdade ainda é algo distante de se alcançar. 

Laia continua firme em sua busca por Darin, mas mesmo tendo bolado um plano em sua mente, as coisas saem de seu controle e os caminhos se tornam inesperados. Mas nada é mais inesperado do que uma revelação que envolve Keenan. Esse cara me enganou bonito! Já se preparem psicologicamente, porque esse livro é só tiro, porrada e bomba

Mas embora as coisas com a Laia saiam do que ela havia planejado, e ela tome algumas atitudes que eu sinceramente odiei, não dá para negar que a menina cresceu e muito! Já sem aqueles traços da menina medrosa do primeiro livro, Laia pensa mais, e principalmente, age mais. Adorei algumas revelações sobre ela em si. Laia não para de me surpreender...

E falando em surpresas, amei o desenvolvimento de Elias e o crescimento da Laia. Mas se for para falar de roubar a cena, é de Helene que estamos falando! Primeiramente, cadê a menina cheia de si do primeiro livro? Agora com uma nova realidade, dura e crua, Hel teve que passar por cima de si mesma para manter aqueles que ama em segurança. 

Adorei o amadurecimento da personagem!! Sério, palmas e mais palmas para Tahir! Ela arrasou nessa nova fase da Hel. Além de ter que achar e matar Elias, ela acaba descobrindo muito mais do que deveria. E o preço que ela vai pagar por suas descobertas é algo tão terrível, que não tive como me manter distante da personagem. Todos os seus dramas nesse livro tem uma enorme dimensão, e sofri com ela em todos os momentos. Mal posso esperar para ver o que virá no próximo! 

Como sempre os personagens secundários enriquecem a história de forma única. Sabaa é mestra na arte de encantar e cativar com seus personagens. Cada perda é extremamente dolorosa para o leitor. Em vários momentos li com os olhos marejados, ou tive de parar a leitura para respirar um pouco. E quando é para odiar, ela capricha! Em vários momentos tive de manter distância do livro, para não arremessá-lo longe!

E se tem um personagem secundário que amei e odiei nesse livro foi o novo parceiro de Hel. Muito mais do que um parceiro, ele tem um passado cheio de segredos valiosos para o futuro da história. E se eu já estou shippando? Mas é claaaaro

Outros personagens que ganham e merecem destaque nessa história, são os tribais. O povo mais do que maravilhoso que criou Elias até os seus seis anos de idade. Aqui conhecemos um pouco mais sobre eles, sua cultura e suas motivações. Como sempre, tudo acontece na base da troca, e antes de reencontrar sua família, Elias vai ter de cobrar alguns favores. 

Os cenários continuam deslumbrantes! E se tem uma coisa que eu adoro na escrita da Sabaa é a forma impressionante com a qual ela leva o leitor em uma viagem para dentro do que ela descreve. Não tem como não se sentir nas paisagens do livro. 

O romance nesse segundo volume fica um pouco mais de escanteio. E quando acontece, ou te deixa extremamente feliz, ou te mata de raiva. Novamente, o livro não tem meio termo. Entre Laia e Elias as coisas continuam esquentando, aquela tensão que nunca passa. Mas é com Keenan que as coisas realmente desenrolam, e eu ODIEI isso. 

No mesmo nível do primeiro livro, essa é uma história cheia de dor, perdas e injustiças. Aquele aperto no peito não te abandona. Mas em Uma Tocha na Escuridão, a força, luta, estratégia, paixão e sede de justiça, se torna ainda mais presente. O que faz tudo valer a pena!

O final foi um tiro no meu peito! Fiquei extremamente feliz com a forma como Sabaa conduziu tudo. Temos mais informações sobre tudo e todos, mas ao mesmo tempo, muito mais o que desvendar. Só recomendo! 

Para quem já leu o primeiro, esse é leitura obrigatória! E para quem ainda não começou a série, pare de perder tempo é vá ler agora!! Acreditem, vale muito a pena!! E como já disse, mal posso esperar para ver o que Sabaa Tahir ainda nos reserva... 

Espero que tenham gostado! Me contem, já leram? Querem ler? 

Beijos, fui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário