24 maio 2018

Sessão Debate - Por Que Reler um Livro?



Hey amores!

Já faz um tempão, muito tempo mesmo, que eu não posto nada dessa coluna por aqui. Mas recentemente, um assunto me fez pensar bastante e quebrou o jejum das nossas Sessões Debates, que espero, voltem a ser frequentes por aqui. 

Tem muita gente que se pergunta, por que reler um livro? Afinal, já se conhece a história. Já se sabe o final. E principalmente, uma releitura gasta o tempo de uma nova leitura. Algo totalmente desconhecido que pode lhe proporcionar uma nova série de sentimentos. Então, por que reler? 

Resultado de imagem para gif lendo

Há alguns anos, eu pensaria da mesma forma. Mas, quando terminei de ler Se Eu Ficar e descobri que havia um segundo livro contando o que havia acontecido a Mia e Adam, eu precisava lê-lo de qualquer jeito. O engraçado, é que eu nem gostei do primeiro livro, mas queria muito saber o que havia acontecido com os personagens. E quando eu tive acesso ao livro, mesmo que em espanhol, eu simplesmente devorei a história. Não bastasse ter amado, assim que saiu em português eu quis relê-lo. E depois da primeira releitura, vieram mais duas! 

Essa foi a primeira vez que reli um livro. E quando eu senti a vontade de relê-lo pela primeira vez, disse a mim mesma que era porque eu queria tê-lo na estante. Já que ia comprá-lo, precisaria relê-lo. Mas não foi apenas esse o motivo que me levou a essa releitura. 

Resultado de imagem para gif lendo

Um dos principais motivos que me levaram a reler esse livro, foi justamente o fato de diferentemente do primeiro, eu ter amado tanto o segundo. E a cada vez que o lia, haviam mais coisas que eu não havia notado na primeira leitura. Assim, não só fui descobrindo porque motivo tinha amado tanto a história, como fui mudando de perspectiva a cada nova leitura. Era como se a cada vez que o lia, pudesse absorver melhor o que havia lido. 

Outra coisa que me fascina no fato de reler um livro já conhecido, é como a experiência de leitura muda de acordo com quem somos no momento em que a fazemos. E como nos muda, também. Novamente no caso de Para Onde Ela Foi, a cada nova leitura, eu me sentia ainda mais parte da história. Mais presa e mais amiga dos personagens. Bem como, mais crítica também. O que eu achei certo e até romântico na primeira leitura, na segunda já não me pareceu tão bonitinho. Na terceira, eu já havia voltado a odiar a Mia fortemente! haha. Mas nada disso, muda o quanto eu amo esse livro. 

Imagem relacionada

Há diversos motivos para se fazer uma releitura. No meu caso, já experimentei vários! Como por exemplo, quando li A Culpa é das Estrelas  pela segunda vez. Depois de ler o livro pela primeira vez, eu não senti metade do que havia sentido com o filme. Talvez, porque eu era muito nova. Ou porque não consegui entender realmente a história, já que me lembrava vagamente do que se tratava. Talvez eu não tenha absorvido tudo, enfim... eu queria entender como deixei passar tanto sentimento. Precisava reler para saber se eu havia lido errado, ou se o filme era mesmo mais emocionante. E com essa releitura pude constatar, que o problema era comigo mesma. 

Na segunda segunda vez que li A Culpa é das Estrelas, era uma nova eu que fazia a leitura. Havia mais compreensão, carinho e atenção, para com a história. E com novos olhos sobre o livro, me emocionei ainda mais do que com o filme. Me senti mais próxima aos personagens, mais aberta a história e além de uma nova experiência, terminei com uma perspectiva totalmente diferente sobre o livro e a vida. Ás vezes, uma releitura nos toca muito mais do que quando lemos um livro pela primeira vez. Afinal, sempre há detalhes que nos escapam e mensagens que ainda não compreendemos. 

Resultado de imagem para gif a culpa é das estrelas

E claro, sempre há aqueles motivos cotidianos que nos levam a pelo menos cogitar reler um livro. Afinal, quando sai aquela sequência super aguardada, daquela série que você ama, não dá vontade de reler o início para poder entender melhor o que virá? Pelo menos eu, sempre me vejo nessa situação. Ou agora, que estou participando de uma maratona e preciso reler um livro. O melhor de tudo, é que eu estou com tanta saudade de uma história, que não vejo a hora de começar essa releitura para matar a saudade dos personagens e ver se vou continuar amando tanto assim, agora que estou mais velha. 

Imagem relacionada

Quando a adaptação de um livro vai sair é outro bom motivo para relermos uma história, não é mesmo? Afinal, queremos estar afiados para assistir ao filme e ter certeza que foram fiéis ao livro. No meu caso, com ACEDE eu fiz ao contrário. Assisti ao filme e reli o livro. De qualquer forma, precisava comparar e entender melhor a história. Funcionou muito bem, obrigada. Uma experiência única! Ou quando se precisa resenhar um livro, mais já se passou um tempo considerável desde a leitura. Eu preciso reler A Rainha de Tearling para continuar a trilogia e resenhá-la para vocês... 

É sempre uma alegria indescritível quando se relê um livro e percebe-se que você tem uma pérola em mãos, mesmo que você não tivesse percebido isso antes. Bem como, é de deixar qualquer um com um sorrisinho bobo no rosto o dia inteiro, quando depois de uma releitura percebe-se que o livro continua perfeito como sempre, que te trouxe os mesmos sentimentos de antes, as lembranças e a felicidade de uma época já vivida. Com certeza, para se sentir feliz, é um motivo para se reler um livro. 

Resultado de imagem para gif lendo

Eu tenho meus próprios motivos para reler uma história. Já me peguei diversas vezes rindo sozinha ou suspirando, ao me lembrar de uma passagem ou uma cena de algum livro lido. São nessas horas que me pego com vontade de reler uma história. É sempre a vontade de voltar aquele mundo, poder rever os personagens e sentir a mesma sensação da primeira vez. É como poder voltar a um lugar muito querido e ser novamente acolhido. E o mais legal de tudo isso, é que diferentemente do que as pessoas pensam, não é tudo igual. Tudo ganha um novo charme, um novo olhar e uma nova perspectiva. É como ler o mesmo livro, pela primeira vez. Acreditem, nunca vai ser igual! Então, sendo uma nova experiência, com novos aprendizados e que vai te trazer novos sentimentos, por que não reler um livro? 

Resultado de imagem para gif lendo

Espero que tenham gostado desse revival da coluna e não deixem de me contar sua opinião sobre o assunto!


Pra mim, reler um livro amado é como reencontra os bons amigos. Por isso mesmo, tenho minha lista de releituras do ano. Mas e vocês, curtem reler? Já releram ou querem reler algum livro? Conta tudinho aí nos comentários, que eu quero saber sua opinião! 

Beijos, fui! 


2 comentários:

  1. Nossa, eu releio muito! Brinquei com uma amiga que acho muito injusto comprar um livro pra ler uma vez só. Mas a verdade é que algumas histórias são tão incríveis (cheias de significados e sentimentos) ou só gostosa de ler mesmo (daqueles que você lê pra dar risada ou limpar a mente) que eu acredito valer a pena a releitura daqueles livros favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liz!
      Ah, reler é bom demais né? kkk. Nossa, amei seu comentário! Concordo super sobre ser injusto comprar um livro para ler uma vez só. Eu também sou assim. Ás vezes só a saudade me faz correr de volta para um dos meus favoritos. Amo!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir