13 setembro 2017

Top 5 - Setembro Amarelo


Hey amores e amoras!

Novamente estamos atrasados com nosso Top 5. Mas, como ainda é Setembro, está valendo! E falando em setembro, esse é o mês de prevenção ao suicídio. E pensando nisso, o nosso Top 5 de hoje é todo dedicado ao #SetembroAmarelo.




Separei para vocês cinco livrinhos que retratem de alguma forma, o suicídio. Seja um parente, um amigo ou o próprio protagonista. E que são ótimas pedidas de leituras para esse mês de prevenção e conscientização. 

📖 Algo de Infinito - Vivan Lopes

Algo de Infinito

Essa é a minha primeira indicação, porque desse top 5, é o mais especial para mim. Sabe aquela escrita delicada, sensível e verdadeira que te toca a alma? Faz a gente sofrer, mas principalmente entender? Pois é, é isso que Vivian Lopes faz com verdadeira maestria em Algo de Infinito. O livro conta a história de Alice, que perdeu sua irmã para depressão. Como eu disse na resenha, essa é uma leitura que não pesa, te comove. Acompanhamos a dor e a bagunça na vida de quem fica, e como o suicídio causa um enorme impacto na vida de Alice e toda a sua família. Mas também temos o parecer de Sam, que simplesmente, não consegue mais aguentar conviver com a dor. Um livro lindo, verdadeiro e cativante. E o melhor, a pérola é nacional! Confere a Resenha

📖 Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick 

Perdão, Leonard Peacock

Li Perdão, Leonard Peacock há muito tempo atrás, sem nem saber ao certo do que se tratava. Foi um tiro no escuro. Não sabia nada sobre a história, que veio e me acertou como um tiro, realmente. Leonard é um menino muito solitário, que vive praticamente sozinho no mundo. Sem amigos, ou parentes por perto, ele está sempre em seu próprio mundo. Mas não por muito mais tempo. Ele resolveu acabar com tudo. E para levar adiante seu plano, ele deixa para cada pessoa que considera importante em sua vida, um objeto que lhe pertenceu. Mas durante essa jornada de entrega dos presentes, ele acaba percebendo que talvez, e só talvez, sua vida seja muito mais importante do que ele pensa. Um livro arrasador, que detona o coração abordando muito mais temas além do suicídio. Mas que vale muito a pena ser lido. Principalmente por seu final, que definitivamente, é muito especial! 

📖 Eu Estive Aqui - Gayle Forman

Eu Estive Aqui

Essa não é a minha leitura favorita da Gayle Forman, nesse livro, acho que o romance era totalmente desnecessário. Mas acompanhar o sofrimento e as tentativas de compreensão de Cody, pelo suicídio de sua melhor amiga, é ao mesmo tempo doloroso e gratificante. Faz o livro todo valer a pena. Um suicídio cercado de mistérios, faz com que Cody tenha tudo em que sempre acreditou, posto à prova. Sua melhor amiga, que sempre lhe contou tudo, morreu sozinha em um quarto de hotel, depois de beber um frasco de veneno. E Cody estará disposta a tudo, para descobrir por que. Essa é uma daquelas leituras que te prendem. Você nem percebe o quanto está enrolado na teia de mistérios tecidos por Gayle, até não conseguir parar de ler. Um livro denso, forte e comovente, sobre como nem sempre sabemos realmente o que se passa na cabeça dos outros, independente do quão próximos de nós, estão. Confere a Resenha

📖 Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven 

Por Lugares Incríveis

Esse é um dos livros que eu precisava citar, mesmo que ainda não tenha lido. Talvez seja essa a minha leitura para o mês. Mas esse já se tornou um clássico, do tema. O livro conta a história de Violet e Finch que se encontram na tentativa de pular do telhado da escola. E que encontram um no outro, um motivo a mais para continuar. Confere a sinopse: 

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



📖 Meu ❤ e Outros Buracos Negros - Jasmine Warga

Meu Coração e Outros Buracos Negros


Essa é mais uma das leituras que ainda não fiz. Mas fare em breve. Até porque, esse livro já me foi muito bem recomendado. No romance de estreia de Jasmine, conhecemos Aysel, uma garota de 16 anos que planeja acabar com a própria vida. Mas quando conhece Roman em um site de suicídio, ela encontra muito mais do que um cúmplice para planejar sua morte. Ela encontra um motivo para viver. E terá de lutar pela sua vida e por seu amor. Confere a sinopse:

Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.



Bom meus amores, termino por aqui lembrando que viver é sempre a melhor opção. Por mais difícil que pareça, você não está sozinho. Nunca! E se precisar conversar ou pedir ajuda, o 141 está sempre preparado para te ajudar.  Mas me contem, já leram algum? Querem ler? 




Hey, não vá embora sem me contar o que achou! Sua opinião é super importante para mim. Ah, e não se esquece de se tornar um livreiro, seguindo o blog aqui do lado na sidebar e nas redes sociais! 😉




Mil beijokas e até a próxima! 💋👋

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Hey, Lu!
      Eu tenho esses dois também. Mas ainda não li, embora tenham sido fortemente bem recomendados! haha.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi, Anya

    Eu acho a iniciativa do setembro amarelo maravilhosa. Eu não li nenhum dos livros porque não curto histórias que abordem suicídio, mas esse é um assunto que tem de ser debatido mesmo.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Tami!
      Eu também acho essa iniciativa maravilhosa! Precisava trazê-la de alguma forma. Ah, eu te entendo. É bem complicado mesmo esse tipo de leitura. Mas acredita que eu gosto?
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  3. Olá.

    Adorei as dicas!
    Desses citados eu só li "por lugares incríveis" e "eu estive aqui".
    Não conhecia o primeiro, mas já me despertou um grande interesse.
    Por mais triste que seja, eu gosto de livros com esse tema. Gosto de saber mais o motivo que levam as pessoas para esse ponto.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey!
      Que bom que gostou! Fico super feliz.
      Eu só li "Eu Estive Aqui". Mas morro de vontade de ler "Por Lugares Incríveis". Ah, "Algo de Infinito". Recomendo muito mesmoooooo! Pensa em um livro maravilhoso? É esse! Eu também gosto desse tipo de leitura.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  4. Oi Anta!
    Adorei a dica do Algo de infinito, não conhecia, fiquei curiosa! Mas confesso que, apesar de necessário, fujo um pouco desse tema qnd se trata de literatura, tanto q n li nenhum desses livros...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Carol!
      Ah, esse livro é maravilhoso! Acho que você vai gostar muito da leitura. Vale a pena! ;)
      Eu sei como é. Gosto muito do tipo desse tipo de leitura, mas é bem espaçado uma da outra que eu consigo ler.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  5. Oi Anya!

    Interessante a postagem. Nunca li qualquer um dos títulos que você citou na postagem, mas fiquei bastante interessado em "Algo de Infinito" e "Perdão, Leonard Peacock".

    E falar sobre o tema justamente neste mês foi uma ideia formidável!
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Douglas!
      Fico feliz que tenha curtido. Sério? Olha, "Algo de Infinito" vale super a pena mesmo! E ainda é nacional. Tem como ser melhor? "Perdão, Leonard Peacock" é o mais pesado de todos, mas acredito que você possa gostar.
      Obrigada Douglas! Eu tinha que incluir uma postagem desse tipo em setembro.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir