22 abril 2018

Lá Vem Resenha: Garota Exemplar

Autora: Gillian Flynn
N° de páginas: 448
Editora: Intrínseca



SINOPSE: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississipi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao seu limite.
Pressionado pela polícia e pela opinião pública - e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy-, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick  afirma inocência. O problema é; se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?


Oi gente, vocês são chegados em um livro cheio de suspense e reviravoltas? Me contem aí, pois eu gosto bastante do gênero, mas devo dizer que 'Garota exemplar' foi um dos livros mais decepcionantes que eu já li em toda a minha vida. Mas primeiro, vamos a sua resenha.


Nick Dunne e Amy Elliot são um casal visto por todos como um casal perfeito. Ela é linda, inteligente, elegante e rica. Ele é bonito, atraente, másculo e charmoso. Uma combinação que tem tudo para dar certo, né não? Bem, deveria ser assim, mas infelizmente as coisas já não vão bem entre eles há algum tempo e mesmo assim eles continuam juntos e fingindo para seus familiares e amigos que continuam apaixonados e felizes desde o primeiro dia de casados.

As coisas estão prestes a mudar drasticamente, pois na manhã do dia em que eles fazem cinco anos de casados algo muito sério e assustador acontece. Amy desaparece misteriosamente, e o que é pior, há sinais de luta e objetos derrubados na sala da casa do casal.



"O carpete reluzia  com cacos de vidro, a mesa de centro quebrada. As mesas de canto estavam caídas, livros espalhados pelo chão como cartas de baralho. Até o pesado divâ antigo estava de cabeça para baixo, seus quatro pequenos pés no ar como algo morto. No meio da confusão havia uma tesoura afiada."

" - Amy!
Ela não estava na água, ela não estava na casa. Amy não estava ali.
 Amy havia sumido."


Diante da clara cena de luta que vê e com a certeza de não encontrar a esposa em lugar nenhum Nick não tem outra alternativa a não ser chamar a polícia, e assim o faz.
A princípio os policiais Boney e Gilpin que assumem o caso do desaparecimento de Amy  fazem as perguntas de praxe e Nick responde a todas com algumas mentiras e meias verdades. Ele não pode, sob nenhum aspecto, revelar aos policiais que Amy e ele se odeiam. Para todos os efeitos é melhor que Nick mantenha a fachada de marido apaixonado e transtornado pelo sumiço da mulher.

Nick é visto pelos olhos de Amy como um homem mimado, egoísta e mal agradecido. E nick por sua vez a enxerga como uma mulher extremamente perfeccionista, esperta e manipuladora. Eles são totalmente o oposto um do outro e em nada lembram o que foram no passado logo que se conheceram e nos primeiros anos de casados. Tudo o que os unia já não existe mais e Nick ultimamente tem sentido medo de Amy, de seus pensamentos e atitudes.



"Quando ela me viu espiando de samba-canção velha, os cabelos totalmente em pé, se apoiou no balcão da cozinha e disse:
- Olá, bonitão.
Bile e medo tomaram minha garganta. Pensei comigo mesmo: Certo, vá em frente."


Absolutamente ninguém sabe que o casamento deles já não vai bem a não ser Margo, ou Go que é como Nick a chama. Ela é sua irmã gêmea, confidente e sócia no bar que abriram com o dinheiro dado por Amy, que após perder o emprego voltou para a cidade natal de Nick no Mississipi uma vez que ele também perdeu o emprego de jornalista. Assim eles podem estar mais próximos de sua mãe doente e de seu pai que está internado em uma clínica para idosos.

Após o desaparecimento chocante de Amy várias pistas começam a surgir e apontam para Nick como o principal suspeito e provável responsável pelo sumiço da mulher. Sem contar que suas mentiras já não podem mais ser sustentadas por ele e revelações surpreendentes vão vindo a tona tornando-o de fato o autor do desaparecimento e talvez morte de sua esposa. Porém como nem tudo o que parece realmente é, sua situação sofre reviravoltas inesperadas, elevando-o ora como vilão, ora como mocinho diante da polícia e da opinião pública. Mas o que de fato ninguém pode imaginar e saber com exatidão é o que aconteceu com Amy realmente? Onde ela está? E principalmente, ela está viva?


"Era minha quinta mentira à polícia. Eu estava apenas começando."

Pois é, pessoal, acho melhor parar por aqui antes que eu revele mais do que seria aconselhável. Mas o que eu posso e devo dizer com toda a tranquilidade é que eu não consegui gostar do livro, dos personagens e muito menos da estória, por mais que tenha tentado.

Em toda a leitura eu fiquei ansiando por uma conexão que nunca houve e por várias vezes pensei seriamente em abandonar o livro. E olha que isso quase aconteceu, pois foi tão entediante e chato que eu sofri para finalizá-la, todavia consegui.

Lembro que a medida que a leitura avançava (a passos de tartaruga, devo dizer) eu ansiava por aquele momento desesperadamente desejado em que finalmente eu seria pega por alguma passagem específica do livro que me faria me conectar, solidarizar, tomar partido, enfim, me envolver com a estória, no entanto, isso não aconteceu, infelizmente.

Encaro isso de uma maneira negativa, já que eu sou tremendamente apaixonada por livros e uma entusiasta ferrenha das estórias que leio, só que para meu desgosto nada disso foi capaz de me fazer gostar do livro, da estória e dos personagens.

Penso que Nick e Amy se merecem, pois são farinhas do mesmo saco e sociopatas em sua maneira de agir. Posso estar falando uma tremenda besteira aqui, mas é como definitivamente enxergo seus personagens e a vida que levam como casal e individualmente.

Talvez vocês pensem que eu tenha pegado muito pesado com o livro, já que dei três estrelas para ele e desci o porrete falando tudo o que penso a respeito, mas acredito que seja exatamente isso que se deva fazer quando um livro não supera suas  expectativas. E eu definitivamente tinha muitas expectativas sobre esse livro, precisamente. Contudo não acho certo de minha parte dar menos que três estrelas porque a estória não me agradou, afinal o que não foi bom para mim pode ter sido maravilhoso para outras pessoas e o meu compromisso aqui é deixar bastante clara as minhas impressões.

Espero sinceramente que isso tenha acontecido e que vocês possam de fato compreender tudo que foi dito através de minha opinião totalmente sincera a respeito do que li, senti, ou que neste caso específico, não senti.

Beijos e até breve.

2 comentários:

  1. Li algumas coisas aqui que poderiam ter saído da minha boca. Adoro a Gillian, Objetos Cortante é um dos meus livros preferidos do gênero, mas sobre GE, concordo com você. Principalmente sobre a leitura ter sido de tartaruga e sobre o casal se merecer. Desisti e retornei a esse livro não sei quantas vezes até finalmente conseguir concluir e me deparar com aquele final. Socorro! Kkkk

    Mas falando de coisas boas (risos), amei seu blog!

    http://www.karolgoncalves.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol, é realmente muito gratificante quando eu me deparo com comentários iguais ao seu, pois me dá mais certeza ainda de que realmente eu tenho que escrever de modo que fique bastante clara a minha impressão do que li. Muito obrigada por suas palavras, de verdade. E quanto a você ter amado o blog isso muito me alegra, mas devo esclarecer que ele não é meu, eu apenas colaboro escrevendo resenhas e outras coisinhas aqui. Todavia estou bastante satisfeita em fazer parte do Entre Um Livro E Outro, pois fui muito bem recebida e acolhida.

      Beijos e apareça mais vezes, a gente gosta muito dessa interação com as pessoas, especialmente pessoas como você.

      Excluir