03 abril 2018

Parei para assistir: Lion - Uma jornada para casa

Data de lançamento: 16 de Fevereiro de 2017
Direção: Garth Davis
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 1h 58m
Elenco: Dev Patel, Rooney Mara, Nicole Kidman, David Wenham


SINOPSE: Aos cinco anos de idade, o indiano Saroo se perdeu do irmão numa estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho,  até ser adotado por uma família australiana. Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos ele decide buscar uma forma de encontrar sua família biológica.


 



Minha gente, sinto que devo informar vocês de que precisei me recuperar após assistir a esse filme, uma vez que ele é tremendamente emocionante. Muito além do que eu poderia imaginar.

O meu conselho para quem ainda não assistiu é de que mantenha uma caixa de lenços de papel bem ao alcance das mãos, pois com toda certeza ela será muitíssimo útil.

O filme sem sombra de dúvida é bem dramático, todavia ele é muito mais do que isso, pois nos apresenta o sentimento de amor e bondade em sua essência e nos faz acreditar que é realmente possível fazer o bem porque simplesmente se quer. Sem nenhum interesse escuso por trás.



Lion - Uma jornada para casa mostra a transformação que ocorre na vida do pequeno Saroo que, aos cinco anos se perde do irmão mais velho, Gudu, em uma estação de trem extremamente cheia em Calcutá.

Saroo e Gudu são inseparáveis e por conta disso o pequeno Saroo o segue por onde quer que ele vá. Os irmãos dividem uma casa minúscula e muito pobre com a mãe e a irmã mais nova. O pai não é mencionado em nenhum momento na história e Gudu por ser  o filho mais velho sente-se na obrigação de ajudar e cuidar da família, mesmo porque ele não parece ter muita opção a não ser trabalhar duro para conseguir por um pouco de comida à mesa. E o destemido Saroo acredita que deva ser igual ao irmão e trabalhar duro e com afinco para conseguir comida.

A mãe dos meninos também trabalha duro para poder alimentar os filhos, mas as coisas são bastante difíceis no local onde mora e a pobreza e fome estão por todo lugar.

Em mais uma noite que Gudu precisa trabalhar para arrumar dinheiro Saroo insiste tanto em acompanhá-lo que o rapaz decide levá-lo junto, porém mal sabem eles que suas vidas estão prestes a mudar, de um jeito drástico e traumático.

Gudu chega à estação de trem e como Saroo está dormindo ele o deixa em um banco e promete voltar para pegá-lo assim que possível. No entanto, as coisas não acontecem como Gudu imaginou, e Saroo por sua vez acorda dentro de um trem em movimento. 

Quando o trem finalmente para após alguns dias de viagem por lugares que o menino não conhece e jamais viu na vida o pobrezinho está desesperado por encontrar o irmão, e assim começa a vagar pela cidade indo parar em um local onde têm várias crianças juntas. Todavia seu pesadelo parece não ter fim, pois as crianças são levadas por homens desconhecidos, mas o esperto garoto consegue fugir, só que continua vagando a esmo pela cidade.

Depois de meter-se em várias situações perigosas a sorte de Saroo parece estar finalmente virando a  seu favor, já que ele é adotado pelo casal australiano, Sue e John Brierley e realmente o menino é muito bem cuidado e muito amado também.

Os anos passaram e Saroo já está com 25 anos e trabalhando, ele namora Lucy, uma jovem que conheceu no trabalho. Após uma conversa surgem perguntas de onde ele veio e em que lugar nasceu, a partir daí tem início a uma longa e desesperada busca por sua família... Mas eu já estava chorando e muito bem antes disso, é claro (risos).

O filme é lindo, emocionante e tão bem produzido que eu não ousei desviar os olhos da tela, temendo que pudesse vir a perder algo de suma importância para a história.

Eu estou perdidamente encantada pelo Saroo criança! E completamente seduzida pelo Dev Patel, quer dizer, pelo Saroo em sua fase adulta (risos). O ator que interpreta Saroo adulto é muito bonito! Um "homão" e tanto! E quando ele sorria então... ai ai, me deu até calor!!! kkkkk  Mas deixa eu voltar ao filme, é melhor e mais seguro!!!

A procura por sua família biológica está deixando Saroo completamente transtornado e fora de si e prejudicando seu relacionamento com Lucy e com os pais. Por conta disso Saroo decide que o melhor que tem a fazer é se afastar de todos então finalmente ele consegue encontrar o lugar onde viveu com a família através de sua procura pela internet.

Pessoal, neste momento específico do filme eu estava me debulhando em lágrimas e quando ele fica cara a cara com a mãe então... aff... eu quase "morri" de tanto chorar. Foi emocionante demais e impossível descrever aqui para vocês. Por isso eu espero sinceramente que vocês assistam o quanto antes esse filme espetacular ainda mais por se tratar de uma história real.

O final é tão forte e tão impactante que eu não tenho palavras que possam mensurar o quanto. Eu sei que cada pessoa sente um filme que vê ou um livro que lê de forma totalmente distinta das outras pessoas, mas eu com certeza posso afirmar que o senti com a minha alma e o meu coração e mesmo assim não tenho condições de saber como Saroo se sentiu no exato instante em que sua vida se transformou num pesadelo e depois passou para a calmaria ao ser adotado e novamente para um pesadelo até encontrar sua família biológica.

Espero que vocês tenham conseguido sentir o quanto esse filme me tocou a partir do que escrevi aqui.

Beijos e até o próximo "Parei para assistir".


Onde Comprar: (é só clicar na imagem!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário