10

Projeto Culturação #14: Enquete Ressaca Literária


Hey amores e amoras do meu coração! Os temas desse mês do #Culturação estão demais! E como mês passado eu falhei miseravelmente na missão de participar de todos os temas propostos haha, ainda não acredito que não consegui!! vou começar logo com os posts para não atrasar.

O primeiro tema desse mês, é sobre um mal que afeta a maioria dos leitores apaixonados. A temida Ressaca Literária:


Sim, aquela sensação de vazio, parece que a vida não faz mais sentido depois que o livro acabou... Reconheceu? Provavelmente sim. Todos nós já passamos por esse momento. Aquele aperto no peito, tudo lembra os personagens, a história... E ainda tem a complicação de não conseguir ler mais nada. 


Pois é, é sobre esse mal e seus sintomas clássicos que vamos falar hoje! Melhor dizendo, vou contar um caso vivido por mim mesma. O tema é... 

"Sabe aquele livro que você leu e te deixou sem ar, sem chão, sem ação? O que você sentiu? Quanto tempo levou para ler outro livro? E que livro foi esse?"

Minha escolha está bem  clichê, talvez vocês já até saibam de quem vou falar. Mas não tinha jeito! Tentei, procurei outros livros para citar, e tem vários que me deixaram exatamente com essa sensação de: "o que farei agora?" mas, esse livro com certeza me despertou a pior ressaca literária que eu já tive na vida! Então, vai ser sobre ele mesmo! kkk



A ressaca veio com o término de Convergente, mas na verdade a culpa da ressaca é da saga Divergente. Cada livro teve um efeito maior do que eu esperava e antes que pudesse perceber, acabei a saga e fiquei sem chão.

 Comecei a ler os livros de Veronica, depois de assistir ao filme. Eu sempre soube que os leria, mas depois de assistir ao filme, tive certeza de que era o momento certo. Mas depois que li o primeiro livro, realmente viciei. Não largava os livros para nada! Até nas consultas em que tive que ir, o livro ia junto... Foi muito amor mesmo! 

O que mais me fascina na história, é que mesmo cheia de furos e um final revoltante, ela nos marca de mil formas diferentes. Há muito amor, paixão, sonhos, tudo misturado com lutas complexas, perdas, dor, mortes e resistência. Esse lado cheio de ação e bondade, que se confunde em uma linha tênue no livro, me deixava com o coração acelerado e as mãos geladas! 

Houve cenas em que eu realmente tive de parar para respirar, porque a adrenalina subiu muito! Mas foi uma leitura inigualável. Muita ação, altruísmo, traição, amor, perdas, lutas e dor. Não pude resistir... Porém, quando o livro acabou, o mundo acabou junto! kkk

Lembro que fiquei muito mal, e  todo pássaro negro que via no céu, lembrava da Tris e sua tatuagem de corvos haha. Foi bem difícil, porque além de ter terminado a série completa - completa mesmo!! Li os livros da saga, do Quatro e o guia da iniciação! kkk Só para não ter que ficar longe deles... - o fim foi extremamente trágico. 

Chorei semanas! E só consegui voltar a ler depois de mais ou menos um mês. Durante esse tempo eu bem que tentei ler, acho até que terminei algumas leituras, mas não as aproveitei e me arrependo. Tanto que depois disso, passei o ano inteiro procurando outra leitura como essa, mas não encontrei. O ano não foi um dos melhores no quesito leituras. Tudo por conta de uma ressaca literária...

Mas me contem, qual a pior ressaca literária que já tiveram? Já passaram por isso? Como foi? Qual o culpado? Contem tudo! ;)

Espero que tenham gostado e fiquem ligados que esse mês tem mais culturação por aqui! 


Mil beijokas e até breve! ^ ^ 

10 comentários:

  1. Amei Anya. Irei falar sobre a ressaca também, o post está pronto mais sai mais tarde, acho que semana que vem. E nem te conto o livro que me deixou mal. Beijos
    Paty leiturasplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty sua linda! Que bom ter você por aqui, sumiu!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post. Estou louca para ler o seu e descobrir que livro te deixou sem chão!
      Beijokas linda! Volte sempre... ^ ^

      Excluir
  2. Olá!!
    Sou muito fraca para livros, vivo em ressacas, hahahah. Mas sério, foram muitos livros que me colocaram em uma ressaca "braba", que eu não queria nem olhar mais para os meus livros.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie!
      Te entendo Mônica! É duro se apaixonar por eles e depois ter que dizer adeus. Também sou assim, e vivo na ressaca! Ainda bem que é literária né? E a dor é só no coração mesmo. Mais inofensiva... kkk.
      Eu também já passei por muitas leituras que me causaram uma ressaca terrível, mas o fim de "Convergente" foi a pior.
      Beijão e obrigada pel avisita!

      Excluir
  3. Anya lindaaaa ♥
    Adorei seu post ♥
    Qual leitor nunca passou por uma ressaca literária né?! Já passei por algumas :) umas mais fortes, outras nem tanto. Mas pelo menos uma vez por ano ela me acompanha kkkkk.....
    A saga Divergente eu ainda não li :( mas tenho uma amiga que tem um blog literário(Entre um livro e outro kkkkk) que fala tão bem dela que já estou com vontade de ler também :)
    Já estou ansiosa pelos próximos posts do projeto culturação :)
    ótima semana
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati!
    Sua visita por aqui sempre me alegra! Fico feliz que tenha gostado do post, foi feito com muito carinho!
    Isso é verdade, todo bom leitor já passou pela malvada ressaca literária. Não tem jeito, ninguém escapa! kk.
    É sempre assim, umas são piores que outras. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Morta de rir aqui! Sabe essa moça, acho que ela ama Divergente, e os leitores dela vão ter que aguentar! kkkkkkk. Louca para que você leia Divergente! Acho que vai amar!!
    Tambpem me encontro ansiosa. Esse projeto é demais!
    Mil beijoks linda! E obrigada por estar sempre por aqui, alegrando meus dias. :*

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Post muito bom, parabéns!
    Nunca tive muita vontade de assistir ou ler os livros da Verônica. Principalmente, por conta da final que acabei sabendo por aí, pelos amigos.
    Mas, confesso que para quem se aventurou deve ter sido um baque muito forte.
    Eu falei sobre a minha ressaca literária em relação à livro no meu Blog, o livro foi "selvagens" do Don Wislow.
    Se quiser conferir: http://alma-critica.blogspot.com.br/2016/05/culturacao-enquete-ressaca-literaria.html

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post.
      É, foi sim! Os livros da Veronica tem a capacidade viciar o leitor de forma muito sútil. Quando você percebe, está perdidamente apaixonado pela história, e custa largar. O final é o golpe de misericórdia. E a ressaca, é inevitável! kk
      Vi seu post e já comentei. Na verdade, já até adquiri o meu exemplar de " Selvagens". Apaixonei na sinopse, na capa e no que você disse sobre o livro. Quando eu ler, vou lá no teu blog te contar o que achei!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  6. Oi, Anya
    Acredita que ainda não li a saga Divergente? Vi o primeiro filme, gostei, apapixonei-me pelo foourrrrrrrr mas ainda não tive coragem/curiosidade de ler, talvez seja porque um passarinho maldoso (odeio spoiler) tenha deixado escorregar o final e aí perde a graça.
    Mas está na lista, lerei não sei quando,rs. Eterno dilema dos leitores.
    Eu não consegui escolher um livro só e optei por vários,rs e ainda ficaram faltando,rs.
    Adorei seu post,
    bj
    Luana
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Sei, esse spoiler destruiu a curiosidade de muitos futuros leitores em potencial... :(
      Uma pena, porque o livro é ótimo! E os filmes também né? Embora, a qualidade das adaptações da série tenham caído bastante...
      Eu só tomei coragem de ler a saga (também recebi o spoiler! Quer dizer, quem não? kkk) quando assisti ao filme. Me empolguei e aí li tudo de uma vez só. Mas, quase morro de ressaca no final rsrs.
      Quando ler, me conta o que achou! kk. Eu vi seu post, e super concordo com tudo que falou! Leitora "Drama Queen" aqui também! haha.
      Mil beijokas, obrigada pela visita e volte sempre! :*

      Excluir

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante! Ah, deixe seu link que terei prazer em retribuir o carinho ;)

Tecnologia do Blogger.