Lá Vem Resenha - A Última Estrela

A Última Estrela
Autor: Rick Yancey 


Páginas: 264

Editora: Fundamento

Série: A Quinta Onda #3

Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade?Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano.Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos ou salvar o que nos torna humanos.Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido.




Há Spoilers dos livros anteriores!!!

Hey amores e amoras! Enrolei o que para mim parecem décadas para escrever essa resenha. De fato, foi uma pausa enorme entre a data de término da leitura e a data de sua resenha. Mas me pego no mesmo dilema de meses atrás, o que dizer sobre esse livro? Decepção talvez seja um bom começo.

Na resenha dos primeiros livros, que você pode conferir aqui, exaltei a escrita do autor e sua inteligência, que faziam com que a história se tornasse fascinante ao leitor. Não posso explicar com clareza o que aconteceu, mas não há isso nesse último livro. A essência brilhante de Yancey, eu não a encontrei nesse livro.

Eu disse também que estava curiosa sobre o final, já que no segundo livro o autor continua a nos deixar no escuro sobre o que são os Outros e o que eles querem com nosso planeta. A explicação veio, pelo menos acredito que tenha sido uma explicação. Mas ela é vaga, mal desenvolvida e fraca. Com furos enormes e nenhum aprofundamento, senti que nem mesmo o autor sabia o que eles eram, ou o que queriam.

Acho que meu único acerto, dentro das minhas próprias expectativas, foi que A Última Estrela é um livro grande para Cassie Sullivan. Novamente ela é o destaque da história. Mas dessa vez, não há Evan, não há Ben, não há Marika (Esp), há somente ela, representando e lutando pela humanidade.

Cassie, Evan e o que restou do batalhão de Ben, estão escondidos em uma propriedade. novamente E não se sabe de Esp. Mas Ben está dispostos a achá-la, embora isso possa comprometer sua própria vida e a dos outros ao seu redor. Mas Esp também precisa reencontrá-los, afinal, agora, sua missão é matar Evan Walker.

Preciso dizer que estava empolgadíssima com esse início e o que ele traria consigo, para o desenvolvimento da história. Mas começou a ficar cansativo. Ben continua o mesmo egoísta de sempre e me irritei cada vez mais com esse personagem. Embora precise admitir que enfim, o autor encontrou alguma utilidade para ele. 

Já Evan e Cassie, continuam no relacionamento entre tapas e beijos clássico dos dois. Mas o fato da Cassie descontar todas as suas frustrações e raiva em cima dele, me deixaram fula da vida! Eu não consigo entender como é que ela demorou tanto para ver de que lado ele estava e o quanto estava arriscando por ela. Infelizmente, Cassie estava cega de ódio. 

Enquanto isso, Esp voltou a ser a personagem que eu queria amar e só consegui odiar. Em resumo, o autor destruiu tudo o que havia construído com maestria no segundo livro. O que me cativou em Esp no segundo, me enervou no terceiro. Ela se mostra frágil, vulnerável e cheia de crises emocionais, variáveis entre raiva e tristeza, nos momentos mais impróprios. E há um acontecimento em torno dela nesse livro, que eu não consigo engolir por mais que me esforce. Foi completamente desnecessário.

Acho que o único que se mantem no padrão de essência, do primeiro livro até o último, é o Evan. Que mesmo com a Cassie insuportável, o Ben que não se esforça para ajudar e a Esp querendo matá-lo, ainda consegue ser a pessoa mais linda da história toda e devotar um amor puro e protetor pela sua efemérida furiosa. Mas nem isso vai até o fim.

Vou ser honesta. O autor se perdeu no meio da história e não se achou mais. Os personagens se perdem, suas atitudes não condizem mais e o autor quer nos fazer engolir algo que sabemos que os personagens jamais fariam. 

Depois de um começo um tanto estranho, com personagens desnecessários e passagens desnecessárias, Esp acaba conseguindo o que quer e reencontra os amigos. Fazendo com que Evan se entregue para Vosch, afim de não causar maiores danos a ninguém. O que por si só, foi um tiro no plano de vencerem os Outros. Afinal, como fazer agora que seu maior triunfo havia sido capturado? Pois é, Cassie tem de encarar tudo sozinha depois disso.

O plano dela é resgatar Evan e seguir com o plano original. Não há segundas chances e nem margem para erro. Mas nada, e aqui eu friso nada, sai como o planejado. Sem ter a quem recorrer, Cassie e Esp cadê o Ben nessa horas? Bancando a babá de novo! resolvem agir por si mesmas. Já que agora Esp é um Outro, ela vai usar seu super cérebro e corpo, para lutar pela humanidade.

É desnecessário dizer que os planos não dão certo e o fim é trágico. Sim, muito drama, muito tiro, porrada e bomba, muitas perdas e muita decepção. Antes mesmo do final, quando Evan é capturado, eu já sabia que não iria gostar do final. Mas não esperava que fosse tão à lá Convergente. Sim, me lembrou muito! acho até que o Rick andou lendo Veronica!

Não posso contar muito do enredo desse terceiro livro, para não acabar dando spoilers dele mesmo. Mas a verdade é que o livro me surpreendeu, ao contrário do que eu esperava, de forma muito negativa. O final, além de não me agradar, não me convenceu. Tudo me pareceu forçado, como se o autor quisesse a qualquer custo que terminasse daquele jeito. O que é uma pena, porque sei que ele poderia ter feito bem mais.

Bom, não posso deixar de indicar o livro para quem já iniciou a futura série; pois é, o autor revelou que fará mais livros sobre A Quinta Onda, o que será que vem a seguir? Já estou com medo! E pedir que após tirarem suas próprias conclusões, me contem o que acharam. 

Se já leu, vem conversar comigo sobre, porque eu não conheço ninguém que tenha lido e estou louca para saber sua opinião sobre esse final. O que vocês acharam? Já leram? Querem ler? Contem tudinho! 








Hey, não vá embora sem me contar o que achou! Sua opinião é super importante para mim. Ah, e não se esquece de se tornar um livreiro, seguindo o blog aqui do lado na sidebar e nas redes sociais! 😉







Mil beijokas e até a próxima!! 💋👋

4 comentários:

  1. Oi Anya!
    Depois o meu cantinho que é lindo né? Amei seu lugarzinho e você também escreve mega bem, amei a sinceridade na sua resenha. Gosto de ler resenhas sinceras que não escondem as falhas do livro, mas que também apresenta os pontos positivos da obra. Uma pena o autor se perder, já li livros assim e a sensação é realmente horrível, principalmente quando você nutre expectativa pelo livro.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Kelly sua linda!
      Awwwn, você é uma linda! E seu cantinho é um aconchego só, amei demais! <3
      Obrigada! Fico super feliz de ter conseguido ser sincera nessa resenha. Estava difícil falar dessa trilogia que eu amava tanto, mas que o final me decepcionou tão grandemente.
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi Anya

    Eu não li nenhum livro dessa série (mas continuei lendo a resenha mesmo assim porque sou rebelde haha).
    Eu entendo sua frustação.Não gosto de continuações por causa disso.Normalmente o escritor se perde e o livro que no inicio era incrivel acabou ficando chato.
    Amei sua resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Babi!
      "Porque sou rebelde" hahahaha. Morri! rs.
      Pois é, é uma pena sabe? O autor começou a trilogia tão bem! Aí, justo no final ele faz isso... que raiva!
      Obrigada pela visita!
      Mil beijokas e volte sempre!

      Excluir

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante! Ah, deixe seu link que terei prazer em retribuir o carinho ;)

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo