18 julho 2018

Resenha - Um Banquete para Hitler


Autor: V. S. Alexander 
Editora: Gutenberg 
Páginas: 304
Série: -/-


SINOPSE: Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.
Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal.
Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.
Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados.
Às vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha história, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E também sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus próprios interesses.
Eu conheci Hitler… E minha história precisa ser contada.”
Unindo a história e a ficção, Um Banquete Para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.

 



Meus queridos leitores, venho hoje falar para vocês do livro “Um banquete para Hitler – A morte está servida, escrita por V.S. Alexander. É uma obra indispensável na biblioteca de qualquer leitor que se preze. Em uma narrativa fluente, rápida e envolvente, o autor mistura fatos históricos reais e ficção, ao dar voz à personagem Magda Ritter, uma das quinze mulheres que provavam a comida de um dos homens mais odiados, senão o mais odiado do mundo, Adolf Hitler.

 Magda Ritter é uma típica jovem alemã, que levava uma vida confortável na cidade de Berlim, onde morava com seus pais. Em meados da Segunda Guerra Mundial, sob as agruras do nazismo, quando a cidade começou a ser bombardeada pelos Aliados, Magda foi enviada à casa de seus tios em Berschtesgaden, onde viu a necessidade de procurar emprego para se manter, já que não foi recebida muito calorosamente por sua tia Reina, defensora fervorosa de Hitler e do Partido Nacional – Socialista. 

Como muitos naquela ocasião, Magda tornou-se uma trabalhadora do Reich, seria uma das “provadoras” de Hitler, pois o Führer era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal. Assim, somos arrastados para o círculo íntimo de convívio de Hitler em seu esconderijo, onde Magda, exercendo uma função na qual tem a vida do ditador em suas mãos, nos descreve toda a opulência com que viviam aqueles que se aliavam ao Partido, todos os privilégios, as paisagens e o estilo de vida bucólicos, a tranqüilidade e a falsa impressão de segurança e poder. 

Inclusive, em certo momento Magda o descreve como um pai digno e amável. Apesar disso, Magda nunca se deixou enganar sobre o verdadeiro rumo da Alemanha e as reais intenções de Hitler, o mal encarnado e tenta controlar seus ímpetos de matá-lo para não colocar todo um plano a perder. Em meio a toda turbulência da guerra, ataques, atentados contra a vida do Führer, Magda encontra o amor verdadeiro, amizades leais, mas também se vê enfrentando a maldade de certos colaboradores do Partido. 

A narrativa vai nos envolvendo de forma crescente e dinâmica. Com muita habilidade o autor vai nos guiando pelo cenário da guerra, de uma Alemanha decadente, nos retrata a imagem de um líder tirano decadente e covarde definhando a olhos vistos. Posso dizer que se trata de uma obra fascinante, que acerta em cheio no tom, não glorificando Hitler nem os horrores dos nazistas, mas humanizando os cidadãos que a guerra varreu impiedosamente. 

Em muitas passagens o autor retrata com precisão as crueldades impetradas pelos partidários de Hitler e também da posterior invasão do Exército Vermelho, os russos, que por sua vez estupraram mulheres e dizimaram a população alemã por onde passaram. 

É uma obra apaixonante, impactante e emocionante que retrata uma mulher forte, corajosa, que enfrentou a tirania seguindo os conselhos se seu pai: “faça o que for preciso para sobreviver”. Esteja preparado para uma história intensa e para fortes emoções, confesso que me arrepiei, suspirei e torci a todo momento por essa heroína. Leitura inadiável e deliciosa!

Espero que tenham gostado! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário