15 setembro 2015

Projeto Literatura em Movimento: Setembro - Meu Brasil Brasileiro



Hey amores e amoras! Como anunciado anteriormente, o projeto agora oferece não uma, mas três opções de temas para que o blogueiro escolha a que mais gostar! 


Claro, que eu fiquei entre as duas alternativas literárias. Mas dentre os temas propostos, e minha dificuldade em escolher um personagem que fosse a cara do Brasil rsrs, resolvi fazer o top 5. Então, vamos ao post!



TOP 5 LIVROS NACIONAIS QUE VOCÊ PRECISA LER:

Aproveitando o clima da Bienal do Livro e a comemoração da Independência do Brasil, você deverá escolher 5 livros nacionais que foram marcantes para você e explicar o motivo. A ideia é convencer as pessoas de que os livros são bons mesmo, ok?


*Sugestão elaborada por Nuccia De Cicco, do blog As 1001 Nuccias.


Então, esse tema é o mais fácil na minha opinião. Mas também, é uma super oportunidade de dar mais um up na literatura nacional. E disso, eu não me canso!!! haha.

Vou indicar cinco livros que amo, e cada um com um gênero, para todos os gostos! ^ ^

1. Inconfiáveis - Vinícius Teixeira

InconfiáveisInconfiáveis - Quando Dean Levinsk, ex-detendo que cumpriu integralmente sua pena, é assassinado em uma pacata rua da cidade de Westfalen, com impressionante crueldade, três indivíduos são apontados como principais suspeitos. Três pessoas que, de alguma forma, tiveram suas vidas drasticamente mudadas por sua causa, seja no passado ou no presente, as atitudes deste pretensioso e prepotente ex-detento incomodam a paz desejada por pessoas que só querem superar seus traumas.
Porém, mexer em lembranças tão cruéis pode revelar segredos perturbadores. A vida destas pessoas que só queriam paz mudará de uma hora para outra, levando-os a perceber o quanto uma vingança pode ser perigosa para os dois lados.

Esse livro foi o meu primeiro de parceria. E logo de cara eu me apaixonei! É um livro cheio de suspense, arrepiante e principalmente envolvente. Não dá para largar! Para quem gosta desse tipo de narrativa é a leitura perfeita! Os personagens são marcantes, e o mais impressionante sobre eles, é que no início você tem uma visão sobre cada um, e no final da história você não sabe mais nem quem é você! kkk. É um livro bastante intenso, e que com certeza merece estar nesse top 5.


2. O Pentagrama - Vitor Mendes

O Pentagrama O Pentagrama - Sarah é uma adolescente comum, certa de algumas coisas e indecisa quanto a outras; certamente apaixonada pelo garoto com quem estuda, Alex. Quando por impulso defende-o numa discussão, acabam se envolvendo e tornando-se namorados. Assim compra uma briga com a melhor amiga do garoto, Karen, que nutre sentimentos amorosos por ele e não aceita ser substituída. Como se lidar com as tramas da ciumenta rival não fosse o bastante, Sarah e seus novos amigos começam a ver-se envoltos num clima constante de medo que domina a cidade.

Um assassino em série está matando jovens brutalmente e nenhuma pista sobre o responsável é descoberta. É então que para o horror de Sarah, estranhos acontecimentos e visões macabras passam a persegui-la e ela se vê ligada diretamente a coisas assustadoras que fogem do seu controle. Ninguém a leva a sério, e por isso decide iniciar uma investigação por conta própria. O que ela conclui é que pode ser a próxima vítima do assassino e se não agir rápido, todos ao seu redor também podem estar em perigo.

Temendo o pior, ela corre contra o tempo enquanto lida com seus próprios problemas típicos da adolescência e descobre que um pentagrama é a chave para revelar quem é o assassino. Em meio a forças sobrenaturais com as quais não tem a mínima chance, dá-se início a sua luta pela sobrevivência. Mas perceber que alguém mais próximo do que imagina pode ser aquele que quer matá-la é algo para o qual não está preparada.

Esse livro também foi de parceria, como todos os que citarei aqui, e foi uma total mudança nos meus hábitos de leitura. O livro envolve muito suspense, thriller, e ainda uma pitada de terror. 

A todo momento estamos esperando que o pior aconteça. Mas mesmo com todo esse climão, o autor conseguiu encaixar romance, amizades e traições. O livro também tende a um lado sobrenatural, que dá ao livro aquele ar ainda mais misterioso. E embora os personagens sejam ainda muito jovens, durante a narrativa tem de se manter forte para não ser a próxima vítima. 

Esse é um livro sedutor, envolvente, e assustador! 


3. Louis & Noémie Um (a)Caso de Amor em Paris - Giulia Mancini

Louis e Noémie Louis e Noémie - A ideia era simples: um cadeado com as iniciais dos apaixonados, uma ponte na cidade mais romântica do mundo e a chave lançada no rio mais famoso de todos. Pronto! Essa é a receita para imortalizar uma história de amor! Louis e Noémie estavam naquela ponte no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo minuto. Ele gostou do sorriso dela e ela gostou do olhar dele. A conexão foi imediata, gritante e deliciosamente apaixonante, mas não poderia ter sido menos inoportuna. Louis e Noémie se encontraram no dia em que decidiram imortalizar o amor que sentiam: ele por Blanche e ela por Gael. Anos depois, naquela mesma ponte que um dia provocou questionamentos sobre suas próprias escolhas, eles se encontram novamente. As circunstâncias são diferentes, assim como o sorriso de Noémie e o olhar de Louis. O que poderia ter destruído aquele lindo sorriso? O que poderia ter apagado o brilho naquele olhar? Mais um (a)caso de amor que não se pode explicar. É possível apenas sentir e se apaixonar.

Esse é um daqueles livros que mesmo que o tempo, vá apagando da memória, ele nunca sai do coração! O que o livro anterior tem de assustador, esse tem de encantador. 

O livro se passa na França, e a autora nos presentou com um monte de lindas fotos dos lugares citados. O livro é super apaixonante. Cheio de reviravoltas, e encontros inesquecíveis capazes de mudar quatro vidas para sempre. 

Acho que o principal dessa história, é o fato de não ser apenas uma história de amor. Mas uma história de quatro pessoas, que se enganaram sobre o amor. E bom, todo mundo já sabe que tudo, tudo, pode acontecer em Paris! Eu nunca vou cansar de indicar esse livro, e espero sinceramente que vocês deem uma chance!



4. Bem-Vindo a Napoli - Vivian Lopes

Bem-vindo a Napoli Bem-vindo a Napoli - Quando o caminho de uma jovem brasileira recém-chegada a Nápoles se cruza com o de um zagueiro italiano, sua trajetória passa a ser embalada por uma torcida completamente apaixonada e apaixonante. 

O entusiasmo napolitano se unirá ao carisma brasileiro nessa cidade maravilhosamente caótica, provando que no futebol e na vida tudo é possível.

Essa é outra história de amor maravilhosa! Dessa vez nosso romance está centrado na Itália. Melhor dizendo, em Napoli! Quem não gosta de uma boa história que misture, amor, Itália, e futebol? Esse livro tem todos os requisitos para ser lindo!! E a autora conseguiu!

Tive a oportunidade de, a pedido da autora, ler e resenhar esse livro. Mas confesso que achei que seria mais uma história de amor água-com- açúcar, mas ele superou minhas expectativas. Todos os personagens do livro são super marcantes! Principalmente os italianos... rsrs.

E o futebol é tão bem descrito, de forma tão técnica, que por vezes me peguei não acompanhando a autora! kk. Tudo que o livro traz, desde a história do futebol napolitano, seus pontos turístico, e a história de amor entre Paula e Vicenzo, tudo, conta para que o livro seja perfeito como é! 


5. Maravilhosas Distopias - Vários

Maravilhosas Distopias Maravilhosas Distopias - Zygmunt Bauman já prevê o fim da democracia, mas não consegue dizer de que forma. O mundo já não aguenta tanta desigualdade. Este famoso sociólogo polonês, vai contra as palavras da ficção cientifica que enxergam um futuro nebuloso, encoberto por brumas de mil megatons, repleto da mais intensa desigualdade e realidades múltiplas; um mundo que cada vez mais caminha para as profundezas, rumo às distopias de Aldous Huxley e George Orwell. Os contos reunidos nessa antologia procuram demonstrar o que está por trás dessa cortina nebulosa que só autores de ficção científica conseguem ver: futuros nada agradáveis numa realidade muito próxima do que antes chamavam de distopia.

Esse é um livro para os fortes! Tem sim uma escrita distópica, mas a maioria dos contos é de ficção científica. Sendo uma antologia de contos com essa temática, tem alguns contos melhores que outros. Mas no geral eu gostei muito do livro todo.

O que mais me impressionou foi o final dos contos. Ou, a falta deles. Cada um termina, ao seu jeito, nos deixando no escuro. Sem respostas! E isso não só aumenta a ansiedade como ao fim da obra se torna brilhante!

Os contos não tem ligação entre si. E tem alguns bem fortes! Na verdade houveram momentos em que eu me perguntei se aguentaria continuar! kk. Mas vale muito a pena! Inclusive, tem uns contos no livro que são tão lindos, que me emocionaram!


Espero que tenham gostado, e que não deixem de me dizer o que acharam! 

Mil beijokas e até breve! 

12 comentários:

  1. Anya Lindaaaa eu amei muito, muito, muito mesmo esse post ♥
    Acho incrível como você consegue escrever sobre os mais variados gêneros, e você já me convenceu quero todos :)

    Ótima quarta
    bjo

    http://tatianecdesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati sua florzinha, só você mesmo! Sabe que eu achei que o post não tinha ficado muito bom? Sei lá, sempre sinto que estou fazendo pouco pela nossa literatura. Espero mesmo ter te convencido, porque eles valem mesmo a pena! Fico muito feliz que tenhas gostado! Alegrou meu dia! Mil beijos linda...

      Excluir
  2. Amei a postagem. Apoio total aos nossos talentos (que são muitos).
    Beijos e parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Que bom que gostou do post! Espero que tenha gostado de alguma dessas histórias e resolva dar uma chance! kkkk
      Mil beijokas linda!

      Excluir
  3. Nossa, não conhecia nenhum deles e simplesmente adorei, principalmente os dois primeiros, que parecem ser mais do meu gênero favorito!!

    Muito boas as indicações!!! Já vou adicionar nos desejados!! Haha
    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Helena! Fico muito feliz que você tenha gostado das minhas escolhas. Os dois primeiros são muito bem escritos e um pouquinho assustadores também! kk. Espero que goste!
      Mil beijokas e volte sempre!!

      Excluir
  4. Oi Anya, adorei sua postagem, acabei escolhendo este tema também, bem mais fácil, né?
    Sobre sua postagem devo dizer que não conhecia nenhum dos livros citados e adorei O Pentagrama, é deste tipo de livro que gosto, thrillers são fantásticos e gosto ainda mais este protagonizados por personagens bem jovens e que são obrigados a crescer de uma hora para a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julielton! Muiiiito mais fácil! rsrs. E também mais um post difusor da literatura nacional né? Sempre uma delícia de fazer. Os livros que escolhi são super nacionais e bem escritos. "O Pentagrama" é maravilhoso! Acho que vais gostar. É um livro cheio de suspense, um toque de sobrenatural e muito amadurecimento precoce! kkk. Espero que goste! ^ ^
      Bjokas e volte sempre!

      Excluir
  5. Anya, fofa!
    Adorei sua postagem! Minha lista de livros desejados aumentou com certeza!
    Que capa é aquela do "Inconfiávei"??!!! =O
    Amei a capa, a sinopse e suas opiniões! Pre-ci-so!
    Parabéns pelas escolhas! E sucesso no blog!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Nuccia você é uma linda! Que bom que gostou da postagem. Fico muito feliz e com a sensação de dever cumprido! kk. Eu espero que você leia "Inconfiáveis" é muito bom mesmo! Ganhou até prêmios!! Uma leitura incrível e que eu indico com certeza!! A capa é super atraente né? rs. Quando ler me conta o que achou!
      Mil beijos!!

      Excluir
  6. Anya, adorei as dicas!
    Dos livros que você citou, eu me interessei mais pelos de suspense. Vou anotar os nomes e inserir na minha lista de desejos!
    Estou muito feliz com a tua participação no projeto... Coisa boa ler um texto legal como esse! :)
    Beijo.
    Ana Karina
    http://daliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ana! Já falei que suas vistas são sempre motivo de honra e muita alegria? Adoro quando aparece por aqui! *--* Percebi que o pessoal do projeto tem uma certa preferência pelo suspense! kkk. Fico feliz de ter indicado esses então ;)
      Fiquei emocionada com seu comentário! O prazer é todo meu, de participar de um projeto tão legal, com temas tão maravilhosos!
      Mil beijos linda!!

      Excluir

Quer me fazer feliz, ou curtiu a matéria? Comente! Sua opinião é o mais importante.