09 abril 2018

Lá Vem Resenha - As gêmeas do gelo

Autor: S. K. Tremayne
Páginas: 362
Editora: Bertrand Brasil


SINOPSE: Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie,  afirma que eles estão confundindo a sua identidade - que ela é, na verdade, Lydia - o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado - o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?

                                              


O livro As gêmeas do gelo é bem ao estilo thriller psicológico para ninguém por defeito. Com uma estória bem estruturada e cheia de suspense faz com que o leitor fique cada vez mais curioso e interessado em descobrir qual das duas gêmeas morreu e o que aconteceu para que uma delas viesse a ter um destino tão trágico.

Angus e Sarah Moorcroft estão tentando refazer suas vidas após a traumática perda de uma de suas filhas ao lado da filha sobrevivente de uma queda da varanda da casa dos avós em Londres. Mas como superar a morte de uma filha e de uma irmã gêmea idêntica? Realmente não é nem um pouco fácil e muito menos indolor, mas eles estão tentando a todo custo viver um dia de cada vez.

A oportunidade de irem morar em uma casa na ilha herdada por Angus faz com que Sarah se anime a ponto de acreditar que esta é a mudança definitiva que eles precisam para recomeçar e reconstruir a família despedaçada.


"Este era o meu novo lar, e seu nome era como um dobrar de sinos.
  Torran."


Angus a apoia e eles partem rumo a casa nova e a novos ares. As coisas parecem caminhar bem, mas Kirstie solta uma bomba e tanto ao afirmar categoricamente que ela é na verdade, Lydia, a filha preferida por Sarah, e, portanto, a filha que morreu é na realidade, Kirstie, a preferida de Angus. Diante dessa revelação chocante, novamente Sarah terá que passar pelo processo de luto e perda, pois ela acreditava piamente ter perdido sua amada Lydia.


"Será que poderíamos estar enganados?
  Eu não sei. Estou perdida na sala de espelhos das almas. E, mais uma vez, aquela terrível sentença me angustia.
  Minha vida se estilhaçou quando perdi a minha filha. Foi quando tudo ficou sombrio."


As dúvidas e incertezas estão deixando Sarah completamente desnorteada, ainda mais por ela ter a nítida certeza de que Angus, seu próprio marido esconde algo muito sério dela, e o que é pior, ele parece em muitos momentos sentir um ódio terrível por ela.

Quando Kirstie lhe faz essa revelação Sarah começa a juntar os indícios que vinha percebendo já há algum tempo sobre a mudança na personalidade da filha, pois desde a morte da irmã, Kirstie vem se comportando de maneira completamente diferente da habitual, ou seja, se parecendo cada vez mais com a personalidade de Lydia.



"Mas quando corri pelas escadas e vi uma de minhas filhas, em seu vestido branco, descalça  e sem nenhuma reação, não havia personalidade a analisar. Não naquele momento. Havia apenas uma das gêmeas, gritando "Lydie-lo caiu".
  E foi aquilo que me fornecu a sua identidade. Kirstie."

Sarah recorre a ajuda médica para que possa lidar com as reviravoltas da perda de uma de suas filhas, ainda mais por elas estarem causando muita dor e sofrimento à filha sobrevivente na escola e com os colegas, já que todos parecem ter muito medo da garotinha, que por várias vezes parece conversar com a irmã morta e ainda por cima afirmar que não é Kirstie e sim Lydia.

Os dias vão passando em uma lentidão angustiante em Torran trazendo um sentimento de arrependimento ao coração de Sarah em ter se mudado tão precipitadamente para um lugar como aquele. Todavia ela vai fazendo importantes descobertas, cada uma mais apavorante que a outra a medida que os segredos vão vindo a tona e verdades vão sendo jogadas em sua cara. E essas verdades incluem adultério, mentiras, suspeitas e algo muito mais aterrorizante e com o qual ela talvez não consiga lidar, - o motivo e a causa da morte de uma de suas filhas gêmeas ter morrido após cair da varanda. Qual delas realmente morreu e o que ocasionou sua morte?



Lembro muito bem que a capa e a sinopse foram as grandes responsáveis por eu me decidir a ler o livro As gêmeas do gelo. Achei a capa bastante perturbadora e a sinopse mais ainda. E a medida que fui conhecendo um pouco mais da estória fui ficando mais e mais envolvida por sua trama e por sua narrativa recheada de suspense e revelações, e que não foram poucas, diga-se de passagem.

Sarah me despertou muita pena e eu me solidarizei por seu drama, mas assim que a conheci um pouco mais meus sentimentos e opinião sofreram um baque e tanto, e eu simplesmente passei a odiá-la. Ela não era uma mãe ruim, muito pelo contrário, mas em muitos momentos foi de uma imprudência e de um egoísmo gritante e vergonhoso. Por várias vezes senti que poderia lhe dar umas bofetadas por seu comportamento inadequado.

Angus, o marido não me despertou muita simpatia não. E eu não consegui gostar dele e muito menos do seu jeito de agir, ele foi muito dissimulado e vingativo. Se bem que compreendo sua motivação, embora não o apoie.

Kirstie-Lydia ou Lydia-Kirstie me confundiu demais e por conta disso acabei demorando mais do que eu gostaria para enfim terminar a leitura. Levei vários dias, pois simplesmente me faltava ânimo para dar continuidade, já que se tornou uma leitura cansativa e lenta, mas eu não me dei por vencida e consegui finalizá-la (aleluia!) e me sinto na obrigação de dizer que o final foi assombroso e que eu jamais poderia imaginar que seria da forma que foi. 

Por causa disso eu ainda estou tentando assimilar e entender o que li nas últimas páginas. E quando acho que cheguei a uma conclusão satisfatória eu me lembro do que li e minha convicção cai por terra. Não sei se essa era a intenção do autor quando se propôs a escrever As gêmeas do gelo, mas que ele mandou muito bem na concepção e criação dessa obra eu não tenho a menor dúvida.

Por essas e outras é que eu te convido a ler As gêmeas do gelo e tirar suas próprias conclusões. E caso tenha alguém que já leu, por favor, eu peço que se manifeste  para que  a gente possa trocar impressões do que lemos e do que entendemos dessa estória fantástica.

Beijos!

2 comentários:

  1. genteeeee,que livro é esse?? eu amei a resenha!! Já tinha visto esse livro no skoob e fiquei super curiosa sobre ele.
    depois dessa maravilhosa resenha,só fiquei mais encantada ainda.
    Quero ler com certeza.
    amei seu blog,seguindo, e voltarei sempre^^
    bjs
    nossa,deu curiosidade de ler,rsrssrs
    vou procurar no kindle.
    amei seu blog.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Day, fico extremamente feliz que você tenha gostado da resenha. Obrigada por suas palavras tão carinhosas e cheias de incentivos.
      Tomara que você leia logo o livro e seja totalmente arrebatada por sua estória.
      Beijão!!

      Excluir